logo RCN
Brasil

Condições favoráveis

  • Arquivo DR - Chuvas de setembro contribuem com plantio de lavouras de verão, aponta Conab.

Chuvas de setembro colabora com colheita de inverno e plantio da safra de verão. É o que aponta o Boletim de Monitoramento Agrícola, da Companhia Nacional de Abastecimento

Os primeiros dias de setembro registraram bons volumes de chuva e sol para contribuir com o bom andamento das lavouras. Para as lavouras de inverno, contribui para os encaminhamentos da colheita. Já na de verão, favorece o plantio. É o que aponta o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As regiões Norte, Sul e a porção leste da Região Nordeste foram os locais que registraram os maiores volumes de chuva do país. De acordo com o monitoramento, o destaque de precipitação foi na região Sul, no Paraná, com até 150 mm acumulados no Centro-Sul e Sudeste do estado. O estudo analisou o período de 1 a 15 deste mês.

Ainda na Região Sul, o acúmulo de umidade no solo foi favorável para o desenvolvimento, floração e enchimento de grãos dos cultivos de inverno e a semeadura da safra 20022/2023.

Ainda de acordo com o acompanhamento das lavouras, houve impacto na qualidade do trigo colhido no Paraná, devido ao excesso de chuvas. Milho primeira safra já foi plantado em mais de um terço da área estimada na região Sul e apresenta bom desenvolvimento. Com o término do vazio sanitário, o plantio da soja avança nos estados onde há disponibilidade de água no solo.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News

https://chat.whatsapp.com/B8WYhmelq7X5BTN38eNK6t

Credenciamento no Mapa Anterior

Credenciamento no Mapa

Safra 22/23 traz perspectivas otimistas ao Sul Próximo

Safra 22/23 traz perspectivas otimistas ao Sul

Deixe um comentário