logo RCN
Brasil

Safra 22/23 traz perspectivas otimistas ao Sul

  • Arquivo DR - Produção nacional de soja tende a ser de 150,36 milhões de tonelada na safra 2022/2023.

Conab prevê produção recorde de soja na safra 22/23, com perspectiva de produção em 150,36 mi de tonelada. Apontamento é do estudo Perspectiva para a Agropecuária, divulgado no dia 6

O desempenho das lavouras de soja no sul do país deve apresentar melhora na safra 2022/23. Apontamento é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do estudo Perspectiva para a Agropecuária 2022/23, divulgados na terça-feira (6).

Na safra passada, foram registradas altas temperaturas e estiagem durante o desenvolvimento das culturas de primeira safra e afetaram negativamente o desempenho das lavouras. No entanto, para 2022/23 espera-se que as condições climáticas sejam mais favoráveis.

Nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a produção projetada para a soja no próximo ciclo é de 66,48 milhões de toneladas. Monta representa um aumento de 96,3% em relação à colheita estimada em 2021/22, como mostra os dados estaduais da pela

De acordo com as informações divulgadas, em caso de normalidade climática, a produtividade para a oleaginosa no estado gaúcho deve crescer 134,2%. Ou seja, passa de 1.433 quilos colhidos por hectare para 3.356 kg/ha. A área destinada a cultura é de 6,66 milhões de hectares, com crescimento de 4,8% da área cultivada.

Já os agricultores paranaenses tendem a registrar uma produtividade de 3.630 quilos por hectare na próxima temporada. Na safra passada foi de 2.161 kg/há. Acréscimo tem elevação de 68%. Aliado a uma melhora na produtividade, a área destinada para a cultura também deve ser acrescida em 2%. Expectativa é que chegue a 5,78 milhões de hectares.

Conforme levantamento da Conah, a expectativa de colheita de soja no Brasil é de 150,36 milhões de toneladas.

“O principal fator de risco para que essas projeções não sejam alcançadas é a possibilidade de chuvas irregulares e mal distribuídas nas principais regiões produtoras no último trimestre do ano e no início do ano seguinte, fator que deverá ser monitorado semanalmente pela Conab nos próximos meses”, pondera a superintendente de informações da agropecuária, Candice Romero Santos.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News 

Destaque Regional

Destaque Regional

contato@destaqueregional.jor.br

Condições favoráveis Anterior

Condições favoráveis

Maior produtividade de milho Próximo

Maior produtividade de milho

Deixe um comentário