Metade das instituições hospitalares de SC aderiram ao Mutirão de Cirurgias Eletivas
Florianópolis - Essa semana subiu de 77 para 100 o número de hospitais que aderiram ao Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, o que representa metade das instituições hospitalares de Santa Catarina. O secretário Dalmo Claro de Oliveira, que está em Brasília participando da reunião do Conass e tentando captar mais recursos financeiros para as cirurgias eletivas no Estado, espera mais adesões para os próximos dias e acredita em um envolvimento ainda maior das entidades médicas no processo.
“Independente de conseguirmos mais recursos junto ao Ministério da Saúde, o projeto de mutirão do governo estadual já dispõe de R$ 20 milhões para a realização de 22,6mil cirurgias. E temos certeza de que atingiremos a meta e diminuiremos a fila de espera em Santa Catarina”, enfatiza Dalmo Claro de Oliveira.
O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de Joinville, primeira unidade de Santa Catarina a iniciar o mutirão de cirurgias, realizará 20 operações para retirada de hérnia, no próximo sábado (27). A partir das 7 horas, começam as preparações de três pacientes, que na sequência serão encaminhados para a sala de cirurgias. A expectativa do Hospital Regional é de realizar 191 cirurgias até dezembro de 2012. No próximo dia 10, a unidade deve realizar mais um mutirão, atendendo as especialidades de cirurgia geral ou urologia. Na região, a previsão é de serem feitas 2.338 cirurgias no total.
Em Blumenau, a Gerência Regional de Saúde, já realizou o levantamento da capacidade instalada dos hospitais da região para a execução do projeto. Para a região, serão cerca de 2 mil intervenções cirúrgicas que reduzirão as filas de espera. Aderiram ao projeto oito hospitais e duas clínicas oftalmológicas. Participam da campanha estadual no Vale do Itajaí os hospitais Santa Isabel, Santo Antônio, Misericórdia e de Olhos (Blumenau), Beatriz Ramos (Indaial), Oase e de Olhos Freitag (Timbó), Rio do Texto (Pomerode), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gaspar) e Dom Joaquim (Brusque).
As SDRs de Tubarão, Braço do Norte e Laguna realizam nesta quinta-feira (25), na Gerência de Saúde, em Tubarão, a assinatura do termo de compromisso para que hospitais e fundações hospitalares participem do mutirão de cirurgias eletivas.
Entre os hospitais que farão parte do mutirão estão o Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão), Fundação Médico Social Rural São Sebastião (Treze de Maio), Hospital Santa Terezinha (Braço do Norte), Hospital Santo Antônio (Armazém), Fundação Médico Social Rural (Sâo Martinho), Fundação Médico Social Rural (Rio Fortuna), Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos (Laguna) e Hospital São Camilo (Imbituba).
Segundo a gerência de Saúde da Regional de Tubarão, 843 cirurgias serão realizadas nas especialidades de hernioplastia inguinal, colecistectomia, varizes, amigdalectomia, adenóide, cirurgia múltipla, joelho, ortopedia para membros inferiores e superiores e retirada de material de sístese e pinos.
Braço do Norte é um dos únicos hospitais do Estado que já haviam realizado outros tipos de campanhas e por isso está desde o inicio apto para a realização das cirurgias. As operações serão realizadas seguindo a ordem de inscrição das secretarias municipais de saúde e terão prioridade as pessoas já cadastradas no sistema e que há mais de dois anos aguardam na fila de espera por uma operação.
Neste mutirão serão feitas cirurgias em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes). E, por último, ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais como placas e parafusos). Em caso de dúvida, é necessário procurar a unidade de saúde do município ou a gerência de saúde da respectiva SDR.
A iniciativa pretende minimizar a angústia e o sofrimento de pacientes que têm alguma limitação física e estão na dependência de alguma cirurgia. O objetivo do Governo do Estado é reduzir o tempo de espera por essas cirurgias, para justamente trazer mais conforto, segurança e uma melhor saúde ao povo catarinense.
Deixe um comentário