logo RCN

Dia Nacional de Combate ao Fumo é tema de palestra

JardinópolisFoi realizada na segunda-feira (29), uma palestra de conscientização, para os 200 alunos da EEB Fazenda Triângulo, sobre o dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a diretora Nadia Nadaletti, a data foi lembrada dentro do projeto escolar “Educação Preventiva”, realizada neste bimestre pela escola. Ela destaca outros dois assuntos pertinentes que foram tratados: gravidez na adolescência e “bullying”.

A palestrante foi a enfermeira da Unidade de Saúde de Jardinópolis, Glaucia Ziliotto, que comentou que a nicotina causa dependência e provoca várias doenças. Na orientação, passou alguns dados do Ministério da Saúde, referentes às consequências do vício do cigarro.

“Hoje, 90% dos casos de câncer de pulmão provem do tabagismo e o risco de infarto é quatro vezes maior em um fumante”, destaca. Quanto ao derrame cerebral, comentou que 25% decorre do vício do cigarro.

No entanto, a enfermeira salientou que o número de fumantes no Brasil caiu. Em 1989, os viciados eram 33% e, numa pesquisa realizada em 2008, apontou redução para 17,2%. “Informamos aos alunos os malefícios da dependência da nicotina e orientamos para se manterem distantes do vício”, esclareceu.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Elis Bonetti, acredita que esse tipo de palestra é importante para conscientizar os jovens. “Se a pessoa que participa de uma orientação assim parar para pensar um pouco, nunca fumaria, porque sabe do mal que causa o cigarro”, afirma.

Anterior

Campanha de vacinação contra sarampo entra na reta final

Próximo

Projetos de lei são criados para facilitar o acesso a tratamentos contrao câncer de mama

Deixe um comentário