Temporada de diplomação foi aberta
-
Arquivo DR -
O roteiro iniciou na 78º zona eleitoral, com sede em Quilombo, na terça-feira passada, dia 11, e se estendeu até à noite de ontem, terça-feira, 18. A diplomação é o penúltimo processo jurídico, antes dos vereadores e prefeitos iniciarem seus trabalhos.
A sala de júri da Comarca de Quilombo foi sede da diplomação dos eleitos por Quilombo, Santiago do Sul, Formosa do Sul e Iratí. A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira passada.
O 49º Cartório Eleitoral, com sede em São Lourenço do Oeste, realizou a solenidade o Centro de Evento, na noite de segunda-feira, 17. Na ocasião, os agentes de Novo Horizonte, Jupiá e São Lourenço foram diplomados.
O maior volume de diplomação aconteceu ontem, terça-feira, 18. A primeira cerimônia do dia foi na Câmara Municipal de Campo Erê. Na ocasião, a 69º zona entregou o certificado aos eleitos por São Bernardino, cidade sede, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso.
Há tarde foi à vez dos agentes de Anchieta, por meio do 82º Cartório Eleitoral. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal. No mesmo período realizou-se a diplomação dos eleitos por São Domingos, Galvão e Coronel Martins. O processo da 75º zona eleitoral aconteceu na sede da Comarca. A cerimônia de Coronel Freitas, União do Oeste, Jardinópolis e Águas frias aconteceu na sede do 94º Cartório Eleitoral.
Diplomação
A diplomação é o ato que determina a conclusão do ciclo eleitoral em que o político passou. Para isso, é necessária a prestação e julgamento das contas de campanha. Desde a entrada em vigor da “Lei Ficha Limpa”, passou-se a exigir também que os políticos não tenham restrições jurídicas e administrativas pendentes de outros pleitos eleitorais, ou de serviços públicos prestados.
O rito de diplomação não segue um processo padrão. Nesse ano, apenas o cartório de Anchieta realizou a solenidade por município. Outra diferenciação é a cerca da quantidade de vereadores diplomados. Geralmente são diplomados os nove eleitos e mais um suplente de cada coligação. Para dar mais segurança ao processo, alguns juízes autorizam a diplomação de mais suplentes.
Deixe um comentário