Saretta conhece projeto de produção de carvão que não polui meio ambiente
-
Divulgação -
O deputado Neodi Saretta (PT), que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, os pesquisadores Antônio Bellote e Edson Alves de Lima, ambos da Embrapa Florestas do Paraná.
Os pesquisadores apresentaram um projeto de forno ecológico para produção de carvão vegetal, realizado em parceria com a Embrapa Florestas e a Universidade Federal de Viçosa (MG). O forno, além de superar em mais de 30% a produção de carvão vegetal tradicional, reduz com eficiência as emissões dos gases, principalmente o metano (CH4), que é 21 vezes mais nocivo ao meio ambiente que o dióxido de carbono (CO2).
Para Saretta, essa pode ser uma alternativa de renda a mais para os agricultores e ainda preservar o meio ambiente, garantindo saúde aos trabalhadores dessa atividade. O parlamentar irá expor o projeto aos membros da comissão de Turismo e Meio Ambiente, para definir ações que viabilizem a efetivação do sistema aos produtores de carvão em Santa Catarina.
Deixe um comentário