logo RCN

Deputado Volnei Morastoni discute a saúde no Fórum Parlamentar Catarinense

  • Divulgação -

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), participou ontem à tarde (21) do Fórum Parlamentar Catarinense para discutir questões de interesse da área da saúde no Estado. O evento aconteceu no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia. Estavam presentes os deputados federais Carmen Zanotto (PPS), Edson Bez de Oliveira (PMDB), Jorginho Mello (PSDB), Onofre Agostini (DEM) e Ronaldo Benedet (PMDB).

Volnei Morastoni fez uma “defesa intransigente dos hospitais” que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Percorrendo todas as regiões do estado realizando audiências públicas, Morastoni conhece bem a realidade da saúde catarinense. No Fórum, apresentou os principais problemas já identificados, entre eles o que considera o mais importante, o de que o estado precisa ajudar no custeio dos grandes e pequenos hospitais. “Faço um apelo ao Fórum que apresente uma emenda para verbas de custeio”, afirmou. Mas os problemas são vários, que vão desde a formação de recursos humanos até a necessidade de vocacionar os pequenos hospitais.

No que se refere aos hospitais de pequeno porte, 11 têm fins lucrativos, 21 públicos municipais, 2 públicos estaduais, 70 filantrópicos/privados sem fins lucrativos e 13 privados, somando 117 hospitais de pequeno porte. Em relação aos hospitais de grande porte, somam 27. Já os hospitais de médio porte, são 62.

O deputado Volnei Morastoni destacou também sua participação na Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, sobre a prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis – como câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias –, que aconteceu em setembro, em Nova York. “As doenças crônicas não-transmissíveis são responsáveis por quase 70% dos óbitos”, comentou Morastoni. Ainda citou que “o tabagismo e a má alimentação são os dois principais responsáveis pelas doenças crônicas não-transmissíveis”. Para Volnei,  preciso desenvolver, além de políticas para o combate dessas doenças, ações de incentivo à alimentação saudável.

Saretta conhece projeto de produção de carvão que não polui meio ambiente Anterior

Saretta conhece projeto de produção de carvão que não polui meio ambiente

Em visita a municípios do Oeste, Ana Paula divulga campanha da Adoção Próximo

Em visita a municípios do Oeste, Ana Paula divulga campanha da Adoção

Deixe um comentário