logo RCN

PL que regra piscicultura tem como base proposta de Padre Pedro

Como já havia anunciado, Governo envia projeto de lei do setor com base na proposta apresentada pelo deputado Padre Pedro em 2009.

O governador Raimundo Colombo apresentou, nesta semana, o Projeto de Lei 421/2011, que trata da piscicultura continental em Santa Catarina. Como Colombo já havia anunciado, a proposta tem como base o projeto de lei 316, apresentado pelo deputado Padre Pedro em 2009 e aprovado na Assembleia Legislativa. A matéria, vetada por questões pontuais no início deste ano, é considerada fundamental para ampliar a produção aquícola continental catarinense.

Conforme Padre Pedro, além de definir questões técnicas em relação à piscicultura, o projeto atribui à atividade “interesse social e econômico”, o que garante um processo diferenciado em relação a licenças e ao acesso à crédito. “Também estamos delimitando questões relacionadas ao meio ambiente e aos produtos da aquicultura. O conjunto, na prática, melhora a realidade social e econômica de quem trabalha com piscicultura, e estabelece parâmetros que podem garantir a Santa Catarina a ampliação da produção e da renda junto à agricultura familiar”, explica o parlamentar.

O parlamentar observa que apesar de crescer mais de 60% entre 2007 e 2009, a aquicultura continental catarinense tem espaço para crescer. “Nossa pesca extrativa marinha garante 157 mil toneladas, enquanto a aquicultura representa 36 mil toneladas. Os especialistas são unânimes em afirmar que a fronteira de crescimento da aquicultura é a mais promissora”, destaca Padre Pedro. Santa Catarina é hoje o terceiro produtor aquícola brasileiro, atrás do Rio Grande do Sul (47 mil toneladas) e de São Paulo (38 mil toneladas).

Articulação

A articulação em torno da proposta do projeto de regulamentação da piscicultura continental em Santa Catarina foi consolidada durante o I Pense Pesca, nos dias 14 e 15 de setembro deste ano. O assunto foi pauta do encontro entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio da Nóbrega de Oliveira, o governador Raimundo Colombo, o secretário da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, e o deputado Padre Pedro. A reunião ocorreu na Casa da Agronômica, residência oficial do governador.

O PL 316, proposto pelo deputado Padre Pedro em 2010 foi aprovado na Assembleia no final de 2010, porém, acabou vetado pelo Governo do Estado no início desse ano. O governador reviu o veto em abril, já que as motivações para a negativa foram consideradas “pontuais” pela assessoria técnica do Executivo.

O secretário João Rodrigues, na abertura do Pense Pesca, fez o anúncio oficial da decisão do Governo do Estado. “Esperamos que muitos dos gargalos do setor, no Estado, sejam resolvidos com a proposta apresentada pelo deputado Padre Pedro, e que agora vai para a Assembleia com a chancela do Governo do Estado”, disse Rodrigues.

O envio do projeto é resultado de diversas reuniões entre Padre Pedro, o governador Colombo, Rodrigues e Antônio Ceron.

Anterior

Deputado Jailson destaca recursos federais para cirurgias eletivas e municípios atingidos pelas ench

Próximo

Deputado José Nei Ascari eleito para presidir Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Deixe um comentário