Normatização da aplicação do UVB
Parlamento proíbe uso de inseticidas à base de neonicotinóides, estabelece horário e comunicação para aplicação do UVB
Execução do serviço de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, está em regulamentação em São Lourenço do Oeste. Na segunda-feira (4), o assunto foi discutido no Legislativo Municipal.
Proposta de regulamentação partiu dos vereadores. Em visita a meliponicultores, ainda em 2021, parlamentares se sensibilizaram a causa e propuseram normas ao serviço a proposta de legislação. Matéria foi proposta em conjunto, contemplando a todas as bancadas.
Texto prevê três pontos principais.
O mais relevante é a proibição da utilização de inseticidas à base de neonicotinóides. Conforme explica o Vereador Rennã Higor Fedrigo - Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o componente traz inúmeros efeitos colaterais ao meio ambiente e um deles é a morte das abelhas.
Outro requisito é para que a aplicação do UVB aconteça entre as 18 e as 7 horas. Estudos científicos apontam que o maior movimento dos mosquitos transmissores de doenças é neste horário. Além disso, é o horário que a maioria das pessoas estão em casa e podem contribuir com a aplicação do inseticida.
Comunicação da realização do procedimento também está prevista. O trabalho deve ser anunciado com antecedência de no mínimo 72 horas. Nele, deve conter a região e o horário em que o UVB será aplicado.
Fedrigo explica que a medida é simples, porém, dá a condição para que os meliponicultores protejam suas abelhas e resguardem seus enxames.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário