Situação de emergência devido à estiagem
-
Pref. SLO - Situação de emergência se prolonga devido ao atual cenário da estiagem.
Em razão da estiagem, prejuízos nos serviços de abastecimento de água, comprometem as reservas hidrológicas, e a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento
O município de São Lourenço do Oeste encontra-se em situação de emergência em razão da estiagem. O decreto foi assinado ainda em dezembro de 2021 e leva em conta o período prolongado sem chuvas, provocado pela redução e irregularidade das precipitações pluviométricas. Os prejuízos nos serviços de abastecimento de água, comprometem as reservas hidrológicas, e a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento.
Desde o início deste ano, a Secretaria de Agricultura intensificou os trabalhos a fim de amenizar os prejuízos, mas sem afetar o atendimento. Foram colocados à disposição dos agricultores quatro distribuidores de esterco para a captação de água distribuída aos animais e dois caminhões com caixas d'água adaptadas para fazer o transporte de água também para consumo dos animais.
Os equipamentos podem ser solicitados através dos departamentos de infraestrutura dos distritos - Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque. Além disso, o caminhão pipa da prefeitura está captando água em alguns poços artesianos particulares para consumo humano, mas atendendo casos extremos. A Secretaria de Agricultura também está com seis máquinas trabalhando na limpeza de fontes nas comunidades e realizando a abertura de novas.
É importante ressaltar que, independente das manobras de abastecimento de água realizadas pela Casan, em virtude do problema na bomba do poço profundo, a falta de água se deve, principalmente, pela falta de chuvas. Conforme informações da Secretaria de Agricultura, o município, assim como a região, vive o momento mais crítico de deficiência hídrica dos últimos anos.
Abastecimento
A Casan informou à prefeitura que hoje, quarta-feira (19), a barragem estava cerca de 70 centímetros abaixo do nível, uma situação extremamente delicada, e o rio Macaco, que abastece a cidade, está sendo monitorado. A Casan diz ainda que tem parceria com propriedades que possuem açudes e que uma barragem emergencial deverá ser instalada ainda nesta quarta-feira no distrito de Presidente Juscelino.
Durante período de estiagem
- Não lave carros;
- Não lave calçadas;
- Não regue plantas ou grama;
- Não armazene água em baldes, bacias ou outros recipientes a fim de garantir abastecimento;
- Deixe a torneira fechada ao lavar louça ou escovar os dentes;
- Reduza o tempo de banho.
Deixe um comentário