logo RCN

Reuniões em dias de jogo

  • Laços de amizade são reforçados para torcer pela seleção. -

 Reunir amigos e familiares para assistir um jogo de futebol é um hábito comum em todo o Brasil. Em época de Copa do Mundo esse costume se renova e fortalece. Vemos pessoas aglomeradas em bares e restaurantes, na expectativa de que a seleção faça um bom jogo e que possam comemorar a vitória em um único coro.

Mas não é só em estabelecimentos comerciais que há aglomerações de pessoas. Outro costume é assistir os jogos em casa, com a família ou até sozinho. O aconchego da casa proporciona descanso e extravasamento de emoções à vontade.

O Destaque Regional foi verificar como os lourencianos assistem aos jogos da Copa do Mundo, principalmente os da seleção brasileira, se a preferência é assistir junto aos conhecidos em um bar, ou lanchonete, ou o no conforto da casa.

Na abertura da copa, a maioria dos estabelecimentos comerciais e industriais encerrou as atividades com antecedência, no intuito de que todos pudessem acompanhar o grande evento.

Nesse mesmo dia, fomos às ruas para verificar como estava o movimento da cidade e qual a preferência do público. A primeira percepção foi de que a cidade estava com a calmaria de um domingo. Andando pelas principais ruas da cidade, esta visão foi embora, principalmente quando o gol da Croácia foi marcado. Os silvos eram geral e demonstravam a lamentação dos torcedores espalhados por casas e comércios. Mas o jogo teve mais momentos de alegria do que tristeza, pois a seleção ganhou de três a um.

Percebemos uma grande reunião de pessoas em um bar da cidade. Segundo a professora de informática Francieli Ribas a comodidade do bar e o clima agradável são fatores importantes para a escolha do local para assistir os jogos. “A gente consegue reunir mais amigos, é um clima mais agradável para a nossa idade. A gente que é mais jovem interage mais com os outros torcedores no bar. Tem a cervejinha, uma comidinha e se torna mais fácil. A gente saiu do trabalho também e é mais perto vir para o barzinho do que ir para casa”, afirmou Francieli.

Para Fábio Junior Cardoso, os amigos são o grande motivo para assistir os jogos em um estabelecimento comercial. “É o melhor local pra assistir o jogo, é mais legal, mais movimentado e mais alegre”, afirmou Fábio.

A juventude lourenciana procura se reunir com os amigos. O movimento da cidade ficou por conta dessas reuniões, provando que a Copa é um bom pretexto para estar junto com pessoas próximas.

Mas as famílias não deixam de assistir aos jogos. Quem quer um pouco mais de privacidade e conforto, a casa é o lugar ideal para o encontro de familiares e vizinhos, que aproveitam para compartilhar esse momento. Ao olhar para os prédios e casas, andando pelas ruas lourencianas, era possível ver as pessoas no entorno da televisão, crianças chamando atenção nas sacadas, na maioria das vezes gritando que o Brasil iria ganhar.

Em São Lourenço, o clima de copa do mundo é sinônimo de reunião e festa com as pessoas mais chegadas. Não importa qual a forma de assistir os jogos, se é em casa ou na rua. A copa desperta no brasileiro o patriotismo adormecido e reforça os laços familiares e de amizade.

Trechos de ruas foram pavimentados Anterior

Trechos de ruas foram pavimentados

Doação de medula óssea Próximo

Doação de medula óssea

Deixe um comentário