logo RCN

Doação de medula óssea

  • Enfermeira Cátia Schäfer explicou que o procedimento para a doação de medula é parecido com a d -

 A solidariedade é uma atitude humanitária e muito valorizada. Ela pode vir de atos singelos, como ajudar alguém atravessar a rua, ou até depois da morte, com a doação de órgãos. Mas existem muitos atos que podem ser realizados durante a vida e que ajudam a salvar muitas pessoas. A doação de medula óssea é um desses gestos que salvam.

Os procedimentos para doar a medula são simples e podem ajudar muitos pacientes em tratamento contra a leucemia. No Brasil existe um banco de dados onde ficam armazenadas as doações.

Existem duas formas de doação, o indicado e o voluntário. Na forma indicada, o médico aponta que a pessoa faça a doação para verificar a compatibilidade com o paciente. Normalmente, a lista de possíveis doadores é composta por familiares da pessoa que necessita do transplante.

Já o voluntário pode realizar a doação procurando um Hemocentro. A enfermeira Cátia Cilene Schäfer explica que a doação é simples. “É tirada uma pequena amostra de sangue. Esse material é processado pelo laboratório e acondicionada no banco de medula óssea. Quando há necessidade o médico entra em contato com esse banco pra ver a possibilidade de rastrear um possível doador para o paciente dele. A princípio, não tem contra indicação nenhuma, não existe, digamos assim, restrições. Claro que a gente sabe que pessoas que tenham doenças sexualmente transmissíveis, HIV, hepatite ,tanto B quanto C, elas devem evita esses tipo de doação, porque pode interferir na questão, depois do teste mesmo, ser invalidado. Então os critérios para a doação seriam praticamente os mesmos de um doador de sangue”, afirmou Cátia.

Na região de São Lourenço do Oeste, quem desejar fazer a doação de medula óssea pode procurar o Hemocentro de Pato Branco – Paraná ou ainda o Hemosc de Chapecó.

Há possibilidade da doação em São Lourenço do Oeste, principalmente quando há campanha de coleta de material genético. No dia 8 de julho o Hemocentro de Pato Branco fará a captação de doação de sangue na cidade. Na oportunidade, quem desejar fazer a doação de medula terá a possibilidade de realizar.

As doações daqui da região poderão ajudar o menino Vinicius Zanatti, de apenas 14 anos de idade, que enfrenta um tipo de leucemia rara, em que a grande possibilidade de cura está no transplante de medula óssea. Ele está em busca de um doador compatível, pois em sua família não houve resultado positivo para a compatibilidade de doador indicado. Juntamente com a mãe, Marlei Zanatti, o menino vai à Florianópolis, praticamente toda semana, para fazer o tratamento. Segundo Marlei, a chance de sobrevivência de Vinicius está no transplante. A família luta contra o tempo na procura de um doador compatível.

Marlei pede para que a população lourenciana ajude na busca pela cura. “É uma simples doação de sangue. É um exame de sangue normal, depois eu não sei como são os procedimentos. Eu gostaria que as pessoas doassem para salvar a vida do meu filho e de muitos outros. Porque não é só a plasia de medula e leucemia que são transplantados, tem outros tipos de câncer que eles transplantam a medula. Gostaria que as pessoas se sensibilizassem. Eu não gostaria que ninguém passasse por isso, é complicado”, afirmou Marlei.

Quem deseja fazer a doação para Vinicius, pode procurar o Hemocentro de Pato Branco para a captação e análise de compatibilidade com o menino ou ainda poderá doar na captação que será realizada no próximo dia 8. É importante que a população se sensibilize e procure a doação, pois o ato pode salvar a vida de Vinicius e muitas outras pessoas.

Quem não puder fazer a doação de medula óssea, tem a possibilidade de ajudar a família financeiramente, pois os gastos com o tratamento são altos e a família enfrenta dificuldades para pagar os custos. Quem deseja fazer a doação financeira, Marlei disponibiliza a conta da Caixa Econômica Federal, Agência 0879, conta 01300040756-0.

Reuniões em dias de jogo Anterior

Reuniões em dias de jogo

Projeção Próximo

Projeção

Deixe um comentário