Gerência de Agricultura de São Lourenço do Oeste fiscaliza recursos repassados aos municípios
Com o intuito de fiscalizar o destino dos recursos disponibilizados para a minimização dos impactos da estiagem na região de São Lourenço do Oeste, a Secretaria de Desenvolvimento Regional está em contato direto com todos os municípios que decretaram situação de emergência.
Nesta terça-feira (31), o gerente de agricultura e pesca, Osvaldino Scapini, visitou o município de Galvão, onde viu a carreta de carregar silagem, adquirida com o recurso estadual. “Os recursos repassados para as Prefeituras municipais foram utilizados para combustível e equipamentos de silagem, que atuarão nas propriedades rurais atingidas pela estiagem”, relata.
De acordo com o gerente, ainda para diminuir o sofrimento dos agricultores com as estiagens que afetam a região de São Lourenço do Oeste nos meses de janeiro e fevereiro, anualmente, o Governo do Estado liberará recursos, nos próximos meses, para o projeto Água da Chuva, onde serão construídas cisternas em propriedades rurais. “Esse é o melhor recurso para a melhor causa de todas. Não podemos esperar as fontes secarem para atuar. É necessário saber que a água da fonte é para consumo humano e a água da chuva é essencial para a agricultura da região, além de ser sustentável e gratuita. Temos exemplos ao nosso redor, como os dois aviários de uma propriedade rural em São Roque, onde com uma cisterna de 800m³, não sofreu com falta de água em toda a seca deste ano”, destaca.
Governo do Estado de Santa Catarina, através da SDR São Lourenço do Oeste já repassou o valor de R$118,2 aos municípios afetados com a estiagem. O valor repassado foi distribuído de acordo com o número de propriedades rurais do município inscritas no INCRA. “Outras medidas ainda estão sendo tomadas pelo Governo Federal, Estadual e Secretaria de Estado de Agricultura, a fim de diminuir o sofrimento de nossos agricultores”, finaliza Scapini.
Deixe um comentário