Atendimento psicossocial chega a Campo Erê
-
Primeira unidade microrregional do Caps foi inaugurada na sexta-feira (4) em Campo Erê. -
A união de esforços entre a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê e de municípios vizinhos resultou na abertura de um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) microrregionalizado. As portas da estrutura sediada em Campo Erê foram abertas ao público na noite de sexta-feira (4).
O Caps de Campo Erê é a primeira estrutura do Governo Federal a atender de forma microrregionalizada em Santa Catarina. Além do município sede, os profissionais atuarão junto aos pacientes de São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso, Palma Sola e Anchieta.
Para atender as exigências do Ministério da Saúde, os municípios tiveram que adequar suas estruturas para realizar os primeiro tratamentos da saúde mental e fortalecer o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Este procedimento demorou cerca de oito meses, pois algumas cidades tiveram que implantar programas de atendimento básico.
Segundo a Secretária de Saúde de Campo Erê, Juceli Damasio Silveira, os atendimentos serão iniciados nas unidades básicas dos municípios. “A equipe médica e de psicólogas, em conjunto com a equipe da saúde familiar, avaliará a situação dos pacientes e havendo necessidade encaminhará para o atendimento especializado”, explica.
Com os protocolos repassados pelo atendimento básico municipal, os pacientes serão avaliados pela equipe do Caps e receberão atendimento personalizado. De acordo com as necessidades, cada paciente receberá um cronograma de frequência e atividades a serem realizadas.
A equipe de trabalho da unidade campoerense será composta por mais de dez profissionais. O conjunto contará com atendimento de um profissional médico, psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem, zeladores, cozinheiros, pedagogo, assistente social e educador físico.
Deixe um comentário