Dia de Campo promove Plantio Direto
-
Ascom Pref. FS - O dia teve o objetivo de trazer novas alternativas para o plantio direto, fortalecendo a atividade agrícola.
Produtores rurais formosenses participam de Dia de Campo. Atividades práticas e teóricas ocorreram na sexta-feira (16), com o intuito de fortalecer as atividades agrícolas e explanar sobre o plantio direto
Assim como nos demais municípios da região, o de Formosa do Sul tem como base econômica a agricultura. Devido a isso, Dia de Campo ocorreu na sexta-feira que passou (16). Pela manhã as ações eram teóricas e à tarde, práticas.
O plantio direto é uma técnica utilizada pela maioria dos agricultores na condução das lavouras. A prática é mais comum especialmente no plantio de plantas de cobertura, como por exemplo aveia e nabo forrageiro.
A volta do uso de outras espécies como vica, centeio, ervilha e suas combinações de plantio possibilitam utilização das técnicas do plantio direto. Diante disso, o dia teve o objetivo de trazer novas alternativas para o Plantio Direto, fortalecendo a atividade agrícola e visando a redução de custos, melhorando a lucratividade do produtor rural.
Durante a manhã, sequência de palestra e debates foi realizada. O agricultor e influenciador digital de Mangueirinha – Paraná, Laércio Dalla Vecchia, falou sobre evoluções e melhorias implantadas em sua propriedade e os resultados positivos alcançados com o plantio Direto.
As práticas utilizadas por Laércio que mais chamaram atenção são a redução do uso de glifosato e seus resultados positivos, a dessecação antecipada das gramíneas nos coquetéis ou Mixs de plantas de cobertura e o plantio no Verde sem dessecação antecipada.
Em seguida houve um debate com Leandro Wildner, pesquisador da Epagri, e André Rech, representante comercial da empresa RAIX, que trouxeram suas experiências aos agricultores presentes.
Na parte da tarde foi realizada visita à área demonstrativa de plantas de cobertura. A observação permitiu que os produtores pudessem diferenciar os resultados das distintas plantas utilizadas.
Atividade ocorreu com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com apoio de empresas do município Sicoob, Cresol, Cooper Alfa, Caslo, Agropecuária Formosa.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
Deixe um comentário