logo RCN

Xadrez dá as primeiras medalhas na 11ª Olesc

  • Ascom Fesporte -

Para demonstrar na prática que o xadrez não é um esporte "enfadonho”, como muitos o rotulam, há três anos foram introduzidas no regulamento geral da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), as provas individuais de xadrez blitz/relâmpago. A competição reúne todos os enxadristas inscritos em disputas de apenas cinco minutos para cada jogador, concluindo a partida em dez minutos.

A competição realizada na manhã desta quarta-feira (26) no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó, reuniu 232 enxadristas de 34 municípios e distribuiu as primeiras medalhas da edição 2011 da Olesc. Na prática, a disputa é realizada entre os enxadristas segundo a sua posição de escalação dentro da equipe, podendo ser primeiro, segundo, terceiro ou quarto tabuleiro. O xadrez relâmpago é muito utilizado em treinamento para testar cálculos com rapidez e tomada de decisão sob pressão de tempo.

Para o diretor e ex-presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Crestani, a introdução das provas individuais de xadrez na Olesc ajudou no desenvolvimento da modalidade em todo o Estado, principalmente nos municípios de menor porte. Como a competição é realizada nos quatro tabuleiros, a possibilidade de um município menor conquistar uma medalha passou a ser real, disse o diretor.

O chapecoense Alessom Zorzi, medalha de ouro no quarto tabuleiro, foi um dos que mais comemorou a conquista. Obcecado pelo xadrez, ele iniciou na modalidade em 2007 com o voluntário Renato Vailan. A partir de 2010, já em treinamentos na escolinha do professor Barbosa, conquistou a medalha de prata nos Joguinhos Abertos, competição na qual foi medalha de ouro este ano em Caçador.

Além das informações repassadas pelo técnico, o chapecoense usa seu pouco tempo livre para estudar xadrez na internet, já que no período da manhã frequenta o curso de desenho mecânico no Senai: à tarde, ele trabalha e à noite estuda na escola estadual Geni Comel, onde frequenta o terceirão.

A Olesc é uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Chapecó e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

 

Os vencedores:
Masculino
 
Primeiro Tabuleiro - Ruan Lucas Alves Gonçalves, de Fraiburgo;

Segundo Tabuleiro - Leonardo de Souza Prallon Sam, de São Bento do Sul;

Terceiro Tabuleiro - Lucas Oliveira Carlesso, de São Bento do Sul; Quarto Tabuleiro - Alessom Zorzi, de Chapecó


Feminino

 

Primeiro Tabuleiro - Paola Carolina Pederiva Muller, de São Bento do Sul

Segundo Tabuleiro - Bruna Caroline de Oliveira, de São Bento do Sul
Terceiro Tabuleiro - Camila de Souza, de São Bento do Sul
 Quarto Tabuleiro - Júlia Brunetto Rodio, de Concórdia

Anterior

Olesc é peneira para formação de seleção catarinense

Próximo

Cerimônia abre oficialmente a 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc)

Deixe um comentário