logo RCN

Cerimônia abre oficialmente a 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc)

A busca pelo título da etapa estadual da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), evento que vai desta terça-feira (dia 25) até o próximo dia 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado, começa nesta quarta-feira (dia 26) com disputas em nove modalidades. Em duas delas já serão conhecidos os primeiros medalhistas: no naipe feminino da ginástica rítmica, no individual geral e no individual por equipe; e no judô, em ambos os naipes, saem as medalhas em quatro categorias: superligeiro, ligeiro, meio leve e leve. Nesta terça-feira (25) à noite coorreu a cerimônia de abertura da Olesc.

A competição envolve equipes de 81 municípios, em 14 modalidades, e mobiliza cerca de 4 mil esportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. A terça-feira foi reservada para a chegada das delegações e cerimônia de abertura do evento. A Olesc envolve alunos de 13 a 16 anos, das redes de ensino pública e privadas de todo o Estado.

As demais modalidades que começam nesta quarta-feira são basquete (feminino), nos ginásios da AABB e do Bairro Santa Maria; futsal (masculino), nos ginásios da Aurora e do Bairro Santa Maria; handebol (feminino), nos ginásios da Sadia e da Escola Bom Pastor; tênis (os dois naipes), no Country Clube; tênis de mesa (masculino e feminino), na Escola Zélia Schare; vôlei (feminino), nos ginásios Geraldo Moura, Ivo Silveira e da Escola Cendi Positivo; e xadrez (os dois naipes), no Centro de Eventos Arlindo Plinio De Nes.

O município de Joinville vem sendo o grande papão de títulos da Olesc . Em nove edições, ganhou seis; Jaraguá do Sul foi campeão duas vezes; e Blumenau, uma. A edição 2010, disputada em Tubarão, foi vencida por Joinville, com 106 pontos na classificação geral; seguido por Criciúma, com 89; Blumenau, com 83; e Florianópolis e Itajaí, ambos com 87 pontos. Em 2009, por causa da gripe A, a Olesc não foi realizada.

Estão em disputa nesta edição as modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos dois naipes; ciclismo, só no masculino; e ginástica rítmica, apenas no feminino.

Em cada naipe, e em cada modalidade, os três primeiros vão receber troféu e medalha de premiação. E os três melhores na classificação geral também serão premiados com troféu e medalha. Além disso, o primeiro, o segundo e o terceiro nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nos dois naipes, estão automaticamente classificados para a versão 2012 da competição. Entre as disputas que ocorrem em Chapecó, o karatê, nos dois naipes, não contará pontos para a classificação geral por ser uma modalidade provisória na competição.

A Olesc é uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Chapecó e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Xadrez dá as primeiras medalhas na 11ª Olesc Anterior

Xadrez dá as primeiras medalhas na 11ª Olesc

Próximo

11ª Olesc terá participação de 91 municípios

Deixe um comentário