Cerimônia abre oficialmente a 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc)
A busca pelo título da etapa estadual da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), evento que vai desta terça-feira (dia 25) até o próximo dia 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado, começa nesta quarta-feira (dia 26) com disputas em nove modalidades. Em duas delas já serão conhecidos os primeiros medalhistas: no naipe feminino da ginástica rítmica, no individual geral e no individual por equipe; e no judô, em ambos os naipes, saem as medalhas em quatro categorias: superligeiro, ligeiro, meio leve e leve. Nesta terça-feira (25) à noite coorreu a cerimônia de abertura da Olesc.
A competição envolve equipes de 81 municípios, em 14 modalidades, e mobiliza cerca de 4 mil esportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. A terça-feira foi reservada para a chegada das delegações e cerimônia de abertura do evento. A Olesc envolve alunos de 13 a 16 anos, das redes de ensino pública e privadas de todo o Estado.
As demais modalidades que começam nesta quarta-feira são basquete (feminino), nos ginásios da AABB e do Bairro Santa Maria; futsal (masculino), nos ginásios da Aurora e do Bairro Santa Maria; handebol (feminino), nos ginásios da Sadia e da Escola Bom Pastor; tênis (os dois naipes), no Country Clube; tênis de mesa (masculino e feminino), na Escola Zélia Schare; vôlei (feminino), nos ginásios Geraldo Moura, Ivo Silveira e da Escola Cendi Positivo; e xadrez (os dois naipes), no Centro de Eventos Arlindo Plinio De Nes.
O município de Joinville vem sendo o grande papão de títulos da Olesc . Em nove edições, ganhou seis; Jaraguá do Sul foi campeão duas vezes; e Blumenau, uma. A edição 2010, disputada em Tubarão, foi vencida por Joinville, com 106 pontos na classificação geral; seguido por Criciúma, com 89; Blumenau, com 83; e Florianópolis e Itajaí, ambos com 87 pontos. Em 2009, por causa da gripe A, a Olesc não foi realizada.
Estão em disputa nesta edição as modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos dois naipes; ciclismo, só no masculino; e ginástica rítmica, apenas no feminino.
Em cada naipe, e em cada modalidade, os três primeiros vão receber troféu e medalha de premiação. E os três melhores na classificação geral também serão premiados com troféu e medalha. Além disso, o primeiro, o segundo e o terceiro nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), nos dois naipes, estão automaticamente classificados para a versão 2012 da competição. Entre as disputas que ocorrem em Chapecó, o karatê, nos dois naipes, não contará pontos para a classificação geral por ser uma modalidade provisória na competição.
A Olesc é uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Chapecó e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).
Deixe um comentário