Diante do expressivo crescimento de registro de focos de dengue, São Lourenço do Oeste inicia mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti
Na manhã da terça-feira (22), o governo municipal de São Lourenço do Oeste anuncia medidas e ações contra a dengue. As medidas foram anunciadas durante coletiva de imprensa.
Na segunda-feira (21), o município de São Lourenço do Oeste foi notificado através do setor epidemiológico municipal de que foram confirmados 5 casos de dengue.
Apesar de estarmos em uma região endêmica, até o momento o município tinha registro de casos que vinham de outras cidades, e que dessa vez a transmissibilidade é local.
Durante coletiva, o prefeito Rafael Caleffi frisa que esse é um trabalho em conjunto, que todos os lourencianos devem estar empenhados, "é um trabalho um pouco diferente da covid, a covid a gente não vê o vírus, mas o mosquito, a larva a gente vê e pode combater" relata Caleffi.
A preocupação do município é que alguns municípios da região registram número altos de casos confirmados da dengue, internações e casos suspeitos.
São Lourenço do Oeste, já vem alguns anos mostrando-se um município infestado pela dengue. Semanalmente e quinzenalmente são feitos monitoramentos em pontos estratégicos por parte da epidemiologia municipal.
Até o ano passado, era registrado a circulação do mosquito sadio sem a doença nele, neste ano a preocupação é que o mosquito está contaminado, no momento que tem o mosquito doente, ele pode carregar o vírus do Zika e Chikungunya.
Nos últimos seis dias, o município notificou casos positivos, através de laboratório privado. Agora esses casos foram encaminhados para o Lacen, onde será realizada contraprova.
"Diante dessa situação, São Lourenço passa a ter a situação viral, se isso se confirmar, nosso mosquito pode estar transmitindo para qualquer pessoa", frisa a enfermeira epidemiológica Cátia Schafer.
Força-tarefa
O município desde a segunda-feira (21), vem adotando medidas importantes. Conforme o vice-prefeito Agustinho Menegatti, foram iniciados os trabalhos de limpeza dos espaços públicos na cidade e no interior do município.
Locais como os pátios das escolas, postos de saúde, estacionamento do Centro de Eventos, ou seja, todo espaço público está sendo realizada a limpeza. Essa ação de limpeza, visa incentivar os munícipes a fazer a limpeza dos seus terrenos, e nos próximos dias, as máquinas da prefeitura irão passar nos bairros realizar a coleta dos materiais.
O município realizará um fumacê, diferente daquele que o Estado aplica. O fumacê será realizado um produto à base de óleo de ninho que mata a larva, e que não afeta e não mata as abelhas. A aplicação acontecerá em locais que se pode ter focos, não irá ser realizada pulverização nas residências, será feito em bocas de lobo, galerias e outros locais.
Caso seja confirmado o foco em alguma residência, as equipes responsáveis irão até o local e farão a pulverização.
"Deixamos bem claro, precisamos do apoio da população, a parte do município nós iremos fazer", finaliza Caleffi.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário