Casos de Dengue aumentam
-
Internet - De acordo com o SINAN, 22.586 casos de Dengue foram notificados no primeiro trimestre de 2023.
O município de Quilombo registrou crescimento de casos em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Portanto, cuidados foram intensificados e visitas sanitárias passa a ocorrer
O número de pessoas com o vírus da dengue vem apontando crescimento. Em Santa Catarina, Joinville foi o município que mais registrou casos. Porém, o município de Quilombo também entra na lista. Devido a isso, a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizam ações de combate à proliferação do mosquito.
Na última sexta-feira (28), vistoria em pontos estratégicos foi realizada. Em alguns casos, os agentes se depararam com situações irregulares, como por exemplo, caixas d’água, locais alagados e lixo acumulado, que são cenários propícios para a proliferação do mosquito.
Ação contou com auxílio de um drone para vistorias dos locais de mais difícil acesso, além de alerta aos moradores entorno das medidas que podem ser tomadas para evitar essa situação.
As iniciativas ajudam na busca da erradicação da doença. Até o dia 2, o município quilombense contava com 212 casos positivos de dengue e 190 focos.
Precauções
Apesar de os casos serem mais comuns durante o verão, eles também ocorrem no inverno. É importante se manter alerta sobre os possíveis focos do mosquito.
Não deixe de passar repelente, principalmente durante a manhã e ao fim da tarde, nos braços e canelas.
Os repelentes não necessariamente devem ser comprados, podem também, ser preparados em casa. Uma das receitas inclui álcool e citronela, basta deixar a planta num recipiente com álcool durante alguns dias.
Situação Epidemiológica De Dengue
Entre 1 de janeiro a 25 de março de 2023, 22.586 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina foram registrados. Deste, 4.769 foram confirmados, 6.563 foram descartados, 130 inconclusivos (classificação utilizada no SINAN para os casos que, após 60 dias da data de notificação, ainda não tiveram sua investigação encerrada) e 11.124 permanecem como casos suspeitos.
Na comparação com o mesmo período de 2022, observa-se um aumento de 20% no número de notificações no ano de 2023 (22.586). Em relação aos casos confirmados, apesar da diminuição em comparação ao mesmo período do ano passado (12.058 casos de dengue) é necessário cautela quanto a esta tendência, tendo em vista que 11.124 casos permanecem como suspeitos no sistema.
Em relação aos casos autóctones, foram processadas 361 amostras para pesquisa viral pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Estado. Foram isolados dois sorotipos, sendo que em 98,34% das amostras (355/361) foi identificado o DENV1, e em 1,66% (6/361) o DENV2.
Atualização dos informes epidemiológicos
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense comunica que o informe semanal sobre a situação entomológica do Aedes aegypti e a situação epidemiológica da dengue, Zika e chikungunya não será divulgado no dia de hoje (03).
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vem apresentando instabilidade desde a última quarta-feira (26). Devido a isso, não é possível acessar os dados para atualização do informe.
A equipe do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil DataSUS do Ministério da Saúde já comunicou o estado, que está trabalhando no problema. Os dados atualizados de SC serão divulgados assim que o sistema nacional normalizar.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
Deixe um comentário