Reivindicações do setor leiteiro são entregues ao ministro Mendes Ribeiro
-
Ascom Dep. Nadal -
Nesta quarta-feira os deputados Mauro de Nadal e Celso Maldaner entregaram ao ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho o Relatório Conclusivo da Audiência Pública que discutiu a necessidade de criar cotas e critérios sanitários para a importação de leite com origem no Uruguai, Argentina e Chile.
Entre as questões mais urgentes relatadas na audiência, está a importação advinda do Uruguai que não tem nenhum acordo ou controle por parte do Brasil. Frente a esta situação, o ministro Mendes Ribeiro irá realizar uma reunião com o Governo do Uruguai para fixar cota para entrada de leite e derivados no Brasil.
Conforme De Nadal, neste momento devemos regular a balança comercial no que diz respeito ao setor leiteiro. “Após a estiagem a tendência é aumentar o valor pago aos produtores de leite pela menor oferta do produto, mas se o mercado for compensado com importação é possível que isso não ocorra”, aponta o deputado Mauro.
O ministro da agricultura também se comprometeu em regular a entrada de produtos agrícolas no Brasil, principalmente aqueles que também são produzidos em nosso país. Este compromisso pretende atender as reivindicações de igualdade nos critérios sanitários e ambientais entre os países. “O setor agrícola brasileiro investe em qualidade e sofre pressão por questões ambientais. Isso exige investimentos e aumenta o custo de produção. Para sermos competitivos os critérios devem ser iguais para todas as fontes de produtos agrícolas, inclusive as fora do Brasil”, conclui o deputado Mauro.
Deixe um comentário