logo RCN
Santa Catarina

MDB no comando da Alesc

  • Murici Balbinot -

Por unanimidade, Nadal é eleito presidente da Alesc para o biênio 2021/2022. Composição da mesa foi tema de acordo prévio

A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovou na tarde desta segunda-feira (1º) o nome de Mauro de Nadal (MDB) para presidência da Casa no biênio 2021-2022 com 38 votos. O Parlamento também aprovou os nomes de Nilso Berlanda (PL) para a 1º vice-presidência, Kennedy Nunes (PSD) para 2° vice-presidência, Ricardo Alba (PSL) como 1º secretário, Rodrigo Minotto (PDT) como 2º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT), como 3º secretário, e Laércio Schuster (PSB) como 4° secretário. 
Antes da sessão, alguns deputados reuniram-se na sala da Presidência da Casa para discutir os últimos detalhes da chapa eleita. O maior impasse era a vice-presidência, reservada ao PL, que indicou Marcius Machado, mas voltou atrás em benefício de Nilso Berlanda, preferido entre os parlamentares.
Nadal teve 38 votos entre os 38 votantes. Não participaram da sessão Ada de Luca (MDB) por problemas de conexão e Julio Garcia (PSD), que segue em prisão domiciliar. 
Na sequência, quando de Luca restabeleceu contato, o restante dos nomes da Mesa foram aprovados por unanimidade de 39 votos, apenas sem Garcia. 
No discurso de posse, o novo presidente prometeu transparência e adoção de programas digitais para eliminar o uso de papel na Casa. Além disso, pediu um minuto de silêncio em nome dos mortos pela Covid no Estado e dos trabalhadores da saúde.
Sobre o relacionamento com o Executivo, de Nadal evitou comentar sobre o processe de impeachment e disse que "esse é um novo momento" que representa "aproximação". Destacou que a presença de parlamentares no governo do Estado representa todo o Legislativo, que deve ser mais ouvido agora.
"Esse é um sinal de aproximação e de abertura de governo e vai permitir que os deputados terão voz e vez para opinar", disse. 
Sobre a reforma da Previdência, considerada uma das principais agendas para 2021, de Nadal afirmou que será uma das prioridades do Parlamento, mas que espera um projeto do governo. "Essa proposta quando aportar aqui a presidência vai oportunizar a discussão", acrescentou. 
Sobre Julio Garcia, o novo presidente negou que tenha influência negativa sobre o Parlamento já que as acusações não dizem respeito à Casa.

Profissionais da educação na 2ª etapa de vacinação contra Covid-19 Anterior

Profissionais da educação na 2ª etapa de vacinação contra Covid-19

Nova presidência será eleita Próximo

Nova presidência será eleita

Deixe um comentário