logo RCN
São Lourenço do Oeste

Ano legislativo lourenciano terá abertura na segunda-feira (6)

  • Vagner Candido - No Política em Destaque, Fedrigo relatou como andam os bastidores do legislativo para a primeira sessão ordinária.

No Política em Destaque, Rennã Higor Fedrigo (MDB) fala sobre a assunção na presidência o legislativo municipal e as previsões para o ano legislativo que inicia

A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste terá a abertura dos trabalhos legislativos ordinários na segunda-feira (6). A data marca a posse da nova mesa diretora, que estará sob liderança do medebista Rennã Higor Fedrigo. No programa Política em Destaque, um dos infoprodutos do Destaque Regional, o parlamentar falou sobre as expectativas e encaminhamentos para o ano parlamentar.

Sobre os trabalhos para o ano, há expectativa de que muitas matérias entrem em tramitação. Por estar iniciando os trabalhos, Fedrigo destaca que o panorama ainda está turvo.

Para a primeira sessão ordinária, o parlamento já tem alguns projetos em pauta. A princípio, três matérias estão confirmadas para a próxima reunião.

Uma das matérias é de proposição de parlamentar. Trata de nomeação de ruas no perímetro urbano.

Há uma matéria que prevê ajuste redacional no Projeto de Lei que institui o Loteamento Bentinho. De acordo com Fedrigo, a correção foi solicitada pelo Cartório de Registro de Imóveis ao Executivo Municipal

Outra matéria prevê a inclusão de um loteamento no código tributário. Trata-se de loteamento recentemente instituído no Distrito Presidente Juscelino.


Composição


O início dos trabalhos legislativos terá algumas novidades na composição do parlamento. Algumas mudanças já foram anunciadas e há uma semana para que novos ajustes partidários sejam feitos.

Ao findar as atividades de 2022, havia dois suplentes em exercício. Para este início de ano, há expectativa de que haja mudança

Pelo Progressistas, Jandir Antunes de Oliveira ocupa a cadeira do titular Gilmar de Camargo. Camargo respondia pela diretoria de máquinas no Distrito de São Roque.

Titularidade da cadeira do Partido Liberal (PL) é de Adilso Sperança. No ano passado, ele assumiu os trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura. O posto passou a ser ocupado por Ledeni Pieta. Recentemente, ela anunciou que ingressará em uma função junto ao Governo do Estado. A legenda tem até segunda-feira para confirmar quem ocupará o posto.


Biênio


Junto a Fedrigo, a nova mesa diretora conta com participação de Marlice Vilani Perazoli – Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – na vice-presidência, Mauro Cesar Michellon – MDB – na primeira secretaria e Jotha – na segunda secretaria.

O biênio traz uma novidade no tocante às comissões permanentes. Além das cinco tradicionais, há o acréscimo da de Ética e Decoro Parlamentar. Esta que será presidida por Michelon; terá Jotha na vice-presidência e terá Edson Ferrari (MDB) como membro.

A comissão mais movimentada é a de Legislação, Justiça e Redação. Condução será feita com Michelon na presidência, Jotha na vice-presidente e participação de Silvian Requiel Hentz – Partido dos Trabalhadores (PT).

Hentz irá presidir a comissão de Finanças, Orçamento e Contas. Vice-presidência ficará a cargo de Perazoli e terá a participação de Michelon.

Obras, Serviços Públicos e Urbano terá a presidência com o representante do Partido Liberal, até então representado por Ledeni Pieta (PL). trabalhos terão atuação de Ferrari na vice-presidência e Adílio Carubin – Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – como membro.

A comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Causa Animal será presidida por Perazoli. Composição terá o representante do PL na vice-presidência e José Deon (PP) como membro.

Fechando o quadro de comissões, tem a de Agricultura e Meio Ambiente. Presidência está com Ferrari, a vice-presidência com Deon e terá como membro Carubin.


Divisão de mandato


Fedrigo chegou à presidência da Mesa Diretora com oito votos favoráveis e uma abstenção. Para tal apoio, algumas negociações partidárias se fizeram necessárias. Um dos acordos firmados é para a divisão do período de presidência. Alinhamento é com a medebista Marlice Vilani Perazoli.

Conforme o regulamento interno do Parlamento, o mandato da presidência da mesa diretora é de dois anos. No acordo firmado, ao fim do primeiro ano do biênio, Fedrigo declina da presidência e a vice-presidente assume o posto.


Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News

A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional

Destaque Regional

Destaque Regional

contato@destaqueregional.jor.br

Mello é empossado em cadeira do PL Anterior

Mello é empossado em cadeira do PL

Diagnóstico das contas públicas e planeja Próximo

Diagnóstico das contas públicas e planeja

Deixe um comentário