logo RCN
São Lourenço do Oeste

Segurança nas escolas

  • Pref. SLO - Vereadores mirins lourencianos levaram sugestões de melhoria à reunião de hoje (27).

A reunião dos vereadores Mirins de hoje (27), contou com sugestões de melhorias na segurança dos arredores escolares, monitoramento nos transportes, moção de agradecimentos a direção entre outros

Na tarde de hoje, quinta-feira (27), a primeira sessão ordinária dos vereadores mirins foi realizada. Durante ela, o Plenário da Câmara Municipal foi palco de indicações. O principal tema tratou sobre segurança nas escolas.

A presidente do Legislativo Mirim, Kelli Maiara Santin, destaca que os casos de violência ocorridos nas escolas catarinenses são motivo de preocupação. “Notamos que a estrutura de nossas escolas precisam de reforço para que possamos nos sentir mais seguros”. Uma das indicações, feitas inclusive por Kelli, pede a reforma da cerca da Escola Básica Municipal (EBM) Nossa Senhora de Lourdes – distrito de Presidente Juscelino.

A segunda indicação, da vereadora mirim Ana Júlia Mezomo, sugere a implantação de portão eletrônico na Escola Básica Municipal São Roque.

O vereador José Carlos Silva de Souza Neto pediu a realização de treinamentos de evacuação nas escolas municipais, para cenários de urgência. “Não necessariamente um ataque, mas podem ocorrer situações como incêndio ou incidentes graves”, ponderou ele.

Cuidados com o transporte escolar também foram debatidos. Otávio Zanchettin Carubin sugeriu a fiscalização e manutenção dos ônibus que circulam no interior. “Em alguns casos os alunos são transportados em pé devido ao número maior de estudantes do que de lugares, e em outras situações, há ônibus danificados e isso é muito perigoso”, argumentou.

Já para Jamile Longo Lucheski, a coleta de lixo vem sendo um problema na EBM Santa Inês.  “Tanto a escola como a comunidade necessitam da passagem quinzenal de um caminhão de lixo para recolhimento do lixo reciclável, promovendo seu devido descarte contribuindo para a preservação do meio ambiente”.

Por fim, Isabella Borges sugeriu a aquisição de livros para a EBM Irmã Cecília. “A biblioteca precisa não somente de livros, mas também de materiais lúdicos para atender crianças do 1° ao 5° ano. Sendo assim, todos os alunos serão beneficiados para seu aprendizado”, finalizou.

Moção de Congratulação

De autoria da vereadora Yasmin Gela Batista, foi aprovada uma Moção de Congratulação, destinada à direção, professores e alunos da EBM Municipal São Lourenço pela realização do Projeto Aprender a Empreender.

Batista conta que o projeto objetiva preparar adolescentes para o mercado de trabalho. “Parabenizamos a Escola de Educação Básica São Lourenço, em especial ao grupo de professores Jhullian Diniz Fiorini, Claudiomiro da Silva, Julia Basso, Gabriel Martinelli e a professora mentora do projeto Rosi Mari Brandalize de Miranda, por esta bonita iniciativa que resultará em grandes benefícios aos alunos e a comunidade”.

Conselho Mirim

Os representantes do Conselho Mirim, que são os vereadores da legislatura de 2022, estiveram presentes e entregaram os broches para os atuais jovens parlamentares. O ato é uma maneira de repassar o cargo. “Desejamos sucesso e nos colocamos a disposição para colaborar com o que for necessário”, disse o presidente do Conselho Mirim, Vinicius Jede.

Incentivo aos Mirins

Os vereadores Rennã Fedrigo, Marlice Perazoli e Adílio Carubin participaram da sessão. O presidente, Fedrigo, utilizou a palavra e desejou que este seja um mandato de sucesso. Ele ainda comentou sobre o respeito entre os mirins, que é fundamental para a convivência em sociedade. “O respeito deve prevalecer sempre, independente de onde esteja, lembrem sempre disso”, comentou.

A próxima reunião ordinária da Câmara de Vereadores Mirim foi agendada para o dia 24 de maio, às 9h.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; 

A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional


Melhorias na SC-305 são pleiteadas Anterior

Melhorias na SC-305 são pleiteadas

Audiência pública discute cortes na educação Próximo

Audiência pública discute cortes na educação

Deixe um comentário