Motivos para a existência das instituições comunitárias de ensino superior
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Ascom Unochapecó - Claudio Jacoski - Presidente ABRUC e Reitor da Unochapecó; Professor, doutor em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Civil, especialista em Gestão e Liderança Universitária, pesquisador e docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina.
Claudio Jacoski - Presidente ABRUC e Reitor da Unochapecó
As Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) desempenham um papel fundamental na defesa da sociedade, por meio de sua atuação e contribuição em diversas áreas. Em Santa Catarina, em especial, está em evidência a qualidade na formação
profissional e forte integração com as comunidades, destacada no desenvolvimento regional há mais de 50 anos. Essas instituições, criadas por Lei Municipal e com patrimônio público, são consideradas ‘Instituições públicas não-estatais’.
Sua forte atuação na saúde, com hospitais próprios ou conveniados, mais de 400 mil atendimentos em 2022, e o apoio aos municípios em serviços públicos essenciais, como nas áreas jurídica, assistencial, esporte, cultura, tecnologia e educação, demonstram sua relevância para a sociedade. Por incrível que pareça, com toda a história de sucesso deste modelo, ainda torna-se necessário fazer a sua defesa, destacando sua qualificada formação de profissionais espalhados pelo país e o mundo, e muitos promovendo o sucesso das cidades catarinenses.
No último dia 4 de julho, a Unochapecó/Fundeste completou 53 anos de intenso relacionamento com a comunidade, sendo um caso de sucesso, destacado pela sua liderança e reconhecimento nacional. Eis que nos encontramos em um momento diferente, em que além da formação qualificada, surge a oportunidade de atuação no desenvolvimento por meio da integração com os Centros de Inovação e Parques Tecnológicos de Santa Catarina. Essas estruturas entregam o desenvolvimento de importantes pesquisas com foco em problemas regionais e sua atuação na transformação do Ensino Básico, contribuindo para uma educação de qualidade. Da mesma forma o fazemos por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX) na graduação, com os três doutorados e seis mestrados, e a integração do Pollen Parque Científico e Tecnológico com o setor produtivo regional.
A comunidade chapecoense e regional conhece muito bem a relação entre a Unochapecó e o crescimento que se teve em nossa região - que, sem a presença da Fundeste/Unochapecó, muitos dos resultados não teriam acontecido. Ainda assim, importante relatar e apresentar importantes tópicos para a defesa do modelo comunitário: além da formação profissional de ponta, da integração comunitária e da forte atuação na sociedade, as ICES tem cobrança de mensalidade permitida, ao passo em que contribuem para o Ensino Superior sem fins lucrativos, reinvestindo em serviço público oferecido em apoio aos municípios, em desenvolvimento de pesquisas com foco em problemas regionais e transformação do Ensino Básico.
As ICES desempenham um papel crucial no aprimoramento da sociedade como um todo. Em Santa Catarina, no passado, foram as ICES as responsáveis por oferecer Educação Superior, e agora buscam promover os programas de pós-graduação, que qualificam e ampliam o horizonte de possibilidades para todos que são impactados por eles: em SC, já são 95 mestrados e 41 doutorados. A Unochapecó é parâmetro: atualmente, é apoiada na
estratégia de promoção da inovação e empreendedorismo, constituindo-se em um equipamento público de promoção do desenvolvimento. É fundamental reconhecer e valorizar o papel das ICES na defesa do interesse público e na construção de um futuro melhor para todos os catarinenses.
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