logo RCN
São Lourenço do Oeste

Assembleia Paroquial

* Frei Luizinho Marafon – Pároco da igreja São Lourenço Mártir

No último dia 05 de novembro realizamos a Assembleia Paroquial no Centro Pastoral São Lourenço Mártir. Os trabalhos foram iniciados às 8h30, após um café bem reforçado. Os representantes das comunidades compareceram em grande número. Cerca de 210 pessoas participaram da grande Assembleia. Foi uma manhã de encontro fraterno, partilha e tomadas de decisões importantes, para o bom andamento da nossa comunidade. A Assembleia constitui o maior órgão de decisão e planejamento, da vida da comunidade paroquial. É sempre um momento muito importante da caminhada, onde os freis, junto com seu conselho de pastoral e todos os representantes das comunidades, avaliam e definem os caminhos a serem percorridos, mediante as orientações da Igreja Diocesana e do Plano de Pastoral Paroquial.

Missão e Objetivo

Nesta reunião de Coordenadores, Agentes de Pastoral e representantes de comunidades, refletimos sobre o objetivo principal da Igreja  e sua missão, nesta porção do Povo de Deus, em nossa paróquia.

Propostas de trabalho para 2023

  Temos a missão de  evangelizar no Brasil cada vez mais urbano. (80% vive na cidade), pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo,  em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus,  rumo à plenitude. Precisamos ter sempre presente, que, a Pastoral atualiza a prática evangelizadora de Jesus. A Pastoral é um serviço que os batizados(as) realizam, tendo como agente principal, o Espírito Santo. A Assembleia expressa, neste sentido, a unidade de uma Igreja Sinodal e de uma Pastoral de Conjunto. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A Assembleia aprovou, por unanimidade, a seguinte proposta:  a) Intensificar a Formação nos setores. Processo permanente de formação:  Conselhos, Catequese, Ministros, Dízimo, Missões, Liturgia, casais que trabalham com o curso de Batismo e curso de Formação Matrimonial para os noivos. Também ficou acordado, que a formação para as lideranças será realizada sempre aos sábados na parte da manha.

b) Projeto caixa comum da Paroquia para auxílio das comunidades. Será realizada uma ação paroquial na festa do padroeiro, em agosto, para arrecadar fundos e fazer um caixa comum ou caixa solidário, para auxiliar as comunidades necessitadas. Esta proposta também foi aprovada por unanimidade.

Conclusão

“A Igreja é por sua natureza missionária”(RMi 62), e a missão é a essência da Igreja. Por isso, temos que evangelizar,  unidos à nossa Diocese e ter consciência que não estamos sozinhos na Missão. O Mestre caminha conosco, o Espirito Santo nos ilumina e nos conduz. São momentos especiais como aqueles que vivemos na Assembleia do dia 05 de novembro, que nos trazem força e esperança para um mundo melhor.  Em nome dos freis e da Paróquia agradecemos a todos os que participaram e àqueles (as) que prepararam, além do café, um almoço especial e muito gostoso. Deus seja louvado por todos os que dizem sim ao seu projeto.  Como diria São Francisco: “Irmãos e irmãs, comecemos, pois até agora, pouco ou nada fizemos”.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;

Sonhar um Novo Ano Anterior

Sonhar um Novo Ano

As cooperativas e a tecnologia Próximo

As cooperativas e a tecnologia

Deixe um comentário