logo RCN
Santiago do Sul

Talento e arte no palco

Na noite de sábado (117), Santiago do Sul sediou a etapa mesorregional do festival Dança Catarina. Artistas mirins fizeram um espetáculo na classificatória da dança livre, urbana e popular

Um dos maiores festivais itinerantes de dança aportou em Santiago do Sul. A classificatória da etapa mesorregional do Dança Catarina foi realizada na noite de sábado (17). O espetáculo levou dançarinos em fase estudantil ao palco.

Nesta edição, houve disputa em três modalidades e são elas: praticantes da modalidade livre, danças urbanas e populares. As modalidades foram divididas em mirim, infantil e infanto juvenil.

Abertura das apresentações teve uma participação da categoria veteranos. As dançarinas fazem parte do grupo Arty Dancy, em atividade no município de Santiago do Sul.

“O Dança Catarina é um evento maravilhoso, pois traz um palco para crianças e jovens exercerem a cidadania da dança. É um palco solidário, é um palco de alegria, de muita dança, de muita arte e de muito talento”, diz Amapi Cravo a coordenadora do Festival.

Classificados

Na avaliação dos jurados, a primeira colocação da categoria mirim modalidade livre foi atribuída à coreografia ‘Desembarque’. Ela é apresentada pelos alunos da Escola Municipal Pequeno Cidadão de Santiago do Sul. Segundo lugar foi conquistado pelo Centro de Educação Municipal de Irati, com a apresentação ‘Caça Fantasma’.

Categoria mirim, na modalidade popular, teve o título entregue aos alunos da Escola Municipal Branca de Neve – Quilombo. Alunos apresentaram a coreografia ‘Espanholas’.

A modalidade livre, na categoria infantil, teve dois premiados. A coreografia Alerta Amber, dos alunos da Escola de Educação Básica (EEB) São Tiago, conquistou o título. Segunda colocação ficou com os estudantes da EEB Celso Rila, Irati, com a apresentação ‘Acenda em mim sua luz’.

Na categoria infantil, modalidade popular, o título foi levado por alunos da EEB Celso Rila. Eles apresentaram a coreografia Akai Ito.

Danças urbanas contou com disputa na categoria infantil. O título foi para Formosa do Sul, conquistado por alunos da EEB Rui Barbosa. Coreografia apresentada foi ‘Uma vida dolorosa’. Segunda colocação ficou com alunos da EEB Professora Jurema Savi Milanez. Apresentaram a coreografia ‘Floreça’.

Disputa mais acirrada foi da categoria juvenil, na modalidade livre. As pratas da casa, da EEB São Tiago, conquistaram o título. Trabalho apresentado foi ‘Onde Estou/Pra onde vou’. Com a coreografia ‘Desatando Nós’, a EEB Sóror Angélica – São Lourenço do Oeste – conquistou a segunda colocação. O bronze foi para Quilombo, com estudantes da EEB Professora Jurema Savi Milanez. Apresentaram a coreografia ‘Quando estive em Auschwitz’.

Próxima etapa

As coreografias classificadas na etapa mesorregional irão participar da etapa estadual. Apresentação acontecerá em Xanxerê, nos dias 15 e 16 de outubro. Organização é feita pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte).

 

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;

Aumento de temperaturas Anterior

Aumento de temperaturas

Sol entre nuvens Próximo

Sol entre nuvens

Deixe um comentário