Reunião entre os lares de idosos e órgãos públicos
-
William Silva - Conselho Municipal do Direito à Pessoa Idosa realiza reunião com Ministério Público, DPCAMI e lar de idosos
Na manhã da terça-feira (12) foi realizada reunião do Conselho da Pessoa Idosa, participaram da reunião ministério público e DPCAMI e Lares de Idosos
Na manhã de terça-feira (12) o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa realizou mais uma de suas reuniões. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Inovação com os membros do conselho.
Para essa reunião foram convidados os proprietários e responsáveis ??técnicos das Instituições de Longa Permanência (ILP's), popularmente chamados de Lar de Idosos. A Secretária de Assistência Social Vania Garbin Baldissera e funcionários da secretaria também participaram.
Da Delegação da Delegação da Mulher também do público, Participação da Criança e Delegado da Delegação de Justiça (DPCAMI)
Um presidente municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Loreci Smaniotto de Oliveira falou, começou a falar sobre a história das instituições. Como elas sugiram e suas mudanças até os dias de hoje.
Abordados quais os direitos dos idosos. Além de questionar as instituições como devem funcionar. Desde a regularidade dos documentos, organização dos espaços, até a limpeza o cuidado com cada idoso.
Atualmente, São Lourenço do Oeste possui quatro instituições de longa permanência. O Lar de Lázaro, Lar Donzelli, Lar de Idosos São Braz e Lar São Francisco. Nesses locais abrigados estão abrigados 109 idosos, sendo que 27 deles, são de São Lourenço do Oeste.
Ainda na reunião foi possível dúvidas e dificuldades por parte das instituições e que ao final da avaliação positiva.
"Os representantes das casas lares, sentiram-se acolhidos pela promotora e pelo delegado, mas também sentiram a responsabilidade de terem que seguir as leis", Oliveira.
Loreci salientou, que paralelo ao das instituições, o acompanhamento e auxílio dos idosos.
A promotora de Justiça Juliana, falou que um de seus deveres é fiscalizar as instituições de longa permanência, mas que devido a pandemia as visitas as instituições foram suspensas. E que ter o contato com a sociedade é importante, pois o ministério público trabalha para a sociedade.
Juliana ressaltou que a reunião pode trazer uma nova visão para ela. E por se tratar de idosos e até pessoas com deficiência física e que requer um cuidado especial. "Embora nós tenhamos leis, resoluções para os assuntos abordados na reunião, ainda assim existem situações que só no diálogo e no dia a dia poderão ser resolvidos".
Ministério Público ressalta que em caso de violação dos direitos da pessoa idosa, as pessoas podem e devem procurar a promotoria, para fazer a denúncia.
Receba as notícias em primeira mão, acesse no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário