Reunião da Facisc debate temas regionais
-
Agência RCN - Membros da Facisc debatem temas relacionados ao Grande Oeste.
Membros da Facisc realizaram reunião plenária na tarde de quinta-feira (14), no município de Coronel Freitas. Temas referentes ao Grande Oeste foram foco da conversa, como por exemplo, a melhoria das estradas da região e o Ferroeste
Ontem, quinta-feira (14), a regional oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou reunião plenária na cidade de Coronel Freitas. Na reunião, estiveram presentes os membros da diretoria da Facisc, entre eles, o vice-presidente regional, Milvo Zancanaro, presidentes e diretores de entidades, o prefeito de Coronel Freitas, Delir Cassaro, e colaboradores das associações empresariais participaram do evento.
Bruno Vivian, presidente da Associação Empresarial de Coronel Freitas (AECF), associação anfitriã do evento, destacou a história da entidade e os 35 anos de existência. Lembrou que em 1981, foi implantada a primeira Lei de incentivo, e a Associação foi primordial para que este desenvolvimento acontecesse.
Ernesto Reck, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e membro do Conselho Superior da Facisc, ressaltou a importância das entidades empresariais nos municípios, ressaltando que um ex-presidente da associação é agora prefeito de Coronel Freitas. "Isso faz parte do que nós pregamos nas nossas entidades", destacou.
A presidente da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix) e diretora de Marketing da Facisc, Irene de Sá, representou também o presidente da Facisc, destacou que a união das associações da região Oeste se traduz em temas como os defendidos pelo Grande Oeste, como a Ferroeste e a luta pela melhoria das estradas da região. "Estamos cansados das promessas e hoje tivemos a novidade que o trecho de Irani a Ponte Serrada está como prioridade no DNIT".
Vincenzo Mastrogiacomo, diretor de Agronegócios da Facisc, falou sobre a sustentação do agronegócio e destacou que o sucesso depende da infraestrutura. "Precisamos de rodovias com qualidade, ferrovias como alternativa para escoamento da produção e recebimento de insumos. Não temos como manter nossa produção sem infraestrutura".
Delir Cassaro, prefeito de Coronel Freitas, participou do evento e disse que a união dos municípios, tanto do setor público como das empresas, é muito importante para as cidades da região.
Investimento na saúde
As associações empresariais da Regional do Oeste apresentaram uma moção à Facisc para investimento nos pequenos hospitais dos municípios por meio de investimentos em equipamentos, infraestrutura e ampliação das equipes. As associações empresariais de Xaxim e Coronel Freitas trouxeram a ideia ao grupo. O objetivo é ampliar o número de atendimentos para melhorar a saúde do Oeste catarinense. A ideia é que a Facisc leve à Assembleia Legislativa o pedido de atenção à saúde aos pequenos municípios, o que desafoga também os hospitais dos grandes centros.
Facisc auxilia no empreendedorismo catarinense
O diretor do Empreender, Allan Edgard Kreutz, falou sobre a atuação do Programa de Aceleração de Núcleos (Pan) no Estado. Destacou ações como a realização da Semana dos Núcleos em agosto, e o lançamento do Edital do Empreender Competitivo da CACB. Aliado a isso, a consultora de Atuação Regional, Márcia Tonet, apresentou os benefícios do programa Faciscred, uma nova solução que foi criada para o ecossistema associativista catarinense. Faciscred, é uma inovação da Facisc, operada por suas afiliadas e que tem o objetivo de viabilizar a abertura, crescimento e perenidade dos negócios nos mais diversos setores produtivos no estado. "É uma busca de crédito diferenciada e orientada aos associados". O intuito é atender demandas como linhas de crédito, carta de garantia de crédito, adiantamento de recebíveis; tarifas bancárias; aplicações financeiras; máquinas de cartões; seguros; atendimento diferenciado ou personalizado; e estruturação de projetos. "A iniciativa busca construir parcerias para oferecer soluções e oportunidades financeiras para viabilizar a abertura, perenidade e crescimento de negócios nos mais diversos setores representados pelo Sistema FACISC", destacou Márcia.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM
A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário