Reforço na segurança escolar
-
Ascom Pref FS - Medidas adicionais de segurança foram adotadas após reunião da comunidade escolar.
Reunião com a comunidade escolar apontou necessidade de ampliar o policiamento em horários de pico e disponibilização de guardas nos prédios escolares. Medidas foram implementadas
Cada vez mais frequentes, os atentados contras estudantes e em escolas trazem insegurança aos pais e alunos. O episódio visto em Blumenau reacendeu a necessidade de discutir os cuidados a serem adotados com os espaços públicos destinados à educação. Em Formosa do Sul, novas medidas foram implementadas na rede municipal de ensino.
As medidas foram levantadas a partir de uma reunião com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, procuradoria jurídica municipal e a Polícia Militar de Formosa do Sul.
Uma das ações elencadas como prioritárias está a intensificação da ronda policial nos arredores das escolas do município. O trabalho está sendo alinhado entre o Governo Municipal e a Polícia Militar (PM), no intuito de aumentar a sensação de segurança nas escolas.
Comandante do destacamento da PM, Leandro Casagranda, afirma que o trabalho deve ser realizado em conjunto com a sociedade. “Sempre que perceberem algo diferente, algo suspeito, tanto na escola como em qualquer outro local ligue no 190. Nós sempre tivemos um contato muito próximo com a secretária de educação com os diretores das escolas tanto estadual quanto municipal e com os professores e estamos trabalhando juntos para garantir a segurança de nossos alunos”, afirma.
Outro ponto levantado na reunião é a disponibilidade de guardas em espaços escolares. Tais profissionais seriam responsáveis por fiscalizar o que acontece dentro e nos arredores dos prédios escolares.
Há algum tempo, o acesso ao prédio escolar é restrito para pais ou responsáveis. A medida esteve em discussão novamente, tendo unanimidade na continuidade da regra. Em caso de emergência, os pais devem acionar aos profissionais da escola por meio de interfones e campainhas.
O monitoramento, por meio de câmeras de segurança, já contempla os ambientes internos e externos das escolas. Alguns ajustes serão feitos, a fim de aprimorar o sistema implantado.
Para que os alunos se sintam melhores, haverá atendimento psicológico em sala de aula. Serviço será prestado uma vez por semana.
Nas salas de aula, passarão a ser disponibilizadas chaves das portas. Outra medida a ser implementada é a lista de contatos emergenciais em todas as salas de aula.
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marines Moresco afirma que a colaboração da sociedade é fundamental para garantia de segurança as escolas. “A escola, diante de todos esses fatos, está muito preocupada, mas nesse momento contamos com a sociedade em geral para nos mantermos vigilantes nas ações e nas atitudes que visam a segurança das nossas crianças e dos funcionários das escolas”, afirma.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Deixe um comentário