logo RCN

Pacto por Santa Catarina vai construir 801 cisternas na regional de Xanxerê

 Famílias e pequenos produtores rurais da região de Xanxerê serão contemplados com obras que vão amenizar os efeitos da estiagem. O Governo do Estado, por meio do Programa Pacto pro Santa Catarina vai autorizar a construção de 801 cisternas para atender famílias carentes afetadas pela seca.

Nesta semana um representante da Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos (Coopesc) se reuniu com prefeitos, secretários de agricultura e assistência social de 14 municípios para tratar sobre a construção das cisternas na região. De acordo com Melimar Marquesi, as obras devem atender cerca de quatro mil pessoas.

Para que as famílias possam receber o benefício, elas precisam estar cadastradas no CAD - Único do Governo Federal e Estadual. Cada cisterna tem capacidade de 16 mil litros e trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Carlos Augustinho Colatto, com estas construções a região será a segunda do estado com maior número de adesão. “O cadastramento já foi feito por todas as 14 prefeituras da nossa região e o próximo passo agora será a instalação dos equipamentos, os municípios que se adiantarem e estiverem em dia com os itens exigidos pela Coopesc serão os primeiros a serem atendidos”, afirma o secretário Colatto.

Prefeitura faz ampliação da Avenida Santo Antônio Anterior

Prefeitura faz ampliação da Avenida Santo Antônio

Secretário Regional de Quilombo vistoria obras de tapa buracos na SC 459 Próximo

Secretário Regional de Quilombo vistoria obras de tapa buracos na SC 459

Deixe um comentário