Pacto por Santa Catarina vai construir 801 cisternas na regional de Xanxerê
Famílias e pequenos produtores rurais da região de Xanxerê serão contemplados com obras que vão amenizar os efeitos da estiagem. O Governo do Estado, por meio do Programa Pacto pro Santa Catarina vai autorizar a construção de 801 cisternas para atender famílias carentes afetadas pela seca.
Nesta semana um representante da Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos (Coopesc) se reuniu com prefeitos, secretários de agricultura e assistência social de 14 municípios para tratar sobre a construção das cisternas na região. De acordo com Melimar Marquesi, as obras devem atender cerca de quatro mil pessoas.
Para que as famílias possam receber o benefício, elas precisam estar cadastradas no CAD - Único do Governo Federal e Estadual. Cada cisterna tem capacidade de 16 mil litros e trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Carlos Augustinho Colatto, com estas construções a região será a segunda do estado com maior número de adesão. “O cadastramento já foi feito por todas as 14 prefeituras da nossa região e o próximo passo agora será a instalação dos equipamentos, os municípios que se adiantarem e estiverem em dia com os itens exigidos pela Coopesc serão os primeiros a serem atendidos”, afirma o secretário Colatto.
Deixe um comentário