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Jardinópolis

Novo método de ensino é aplicado em Jardinópolis

  • Pref. Jardinópolis - Super Cérebro é ofertado no Cras de Jardinópolis. Método amplia a capacidade do raciocínio lógico.

No Centro de Referência de Assistência Social, o método nomeado Super Cérebro é implantado. Técnica faz uso do soroban e tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardinópolis passou a oferecer aulas fazendo uso do método Super Cérebro. O programa desenvolve competências cognitivas por meio da resolução de operações matemáticas e utiliza o Soroban, espécie de ábaco japonês. A atividade conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Jardinópolis, numa parceria da Horus Faculdade de Pinhalzinho.
Conforme a assistente social Elenice Comin, os exercícios estimulam o raciocínio lógico, o cálculo mental, a memorização, o foco e a concentração. O programa favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais. Entre elas, como liderança, sociabilidade, cooperativismo, estratégia, criatividade e pensamento lateral.
Ele utiliza jogos de tabuleiro e desafios individuais que demandam criatividade e capacidade de trabalhar nos diferentes níveis de exigência. Trata-se de um método educacional desenvolvido com o conceito de academia. Os exercícios são propostos e realizados durante os encontros e visam estimular novas maneiras de articular o pensamento e o raciocínio lógico, além de treinar e fortalecer a cognição.
De acordo com a assistente social, para os adolescentes, o método é usado para desenvolver a atenção, a concentração e o cálculo mental, sendo especialmente interessante durante a preparação para vestibulares e para o Enem, pois ajuda a manter a concentração durante as provas e a resolver questões mais rapidamente.
O método Super Cérebro está baseado na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Foi criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos métodos de ensino tradicionais.
A assistente social Elenice explica que o objetivo é incentivar o reforço escolar, dando assim maior atenção aos alunos com dificuldade no aprendizado principalmente matemático e raciocínio lógico. "Neste primeiro momento foram selecionados aproximadamente 30 adolescentes para desenvolver o projeto, percebemos que estão gostando de participar", enfatizou.
É feito o reforço às famílias que foram procuradas para inserir os filhos e não aderiram, para que procurem a equipe do Cras e incluam o mais rápido possível.
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