Gestão das propriedades rurais
-
Felipe Alípio/Arquivo DR -
Programa Propriedade Sustentável apresenta ferramentas de gestão para produtores de fumo de Santa Catarina. A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Souza Cruz atenderá 80 fumicultores catarinenses que poderão aprimorar a gestão em suas propriedades, principalmente no controle de despesas e receitas.
A intenção é de que as informações auxiliem não só na melhoria do processo produtivo dos beneficiários, mas também sejam indicadores de boas práticas para as outras 190 mil propriedades rurais de Santa Catarina.
O Programa Propriedade Sustentável oferece aos fumicultores um software, desenvolvido pela Epagri, para a contabilidade e gestão da propriedade rural. Com base nesses dados e nas percepções dos agricultores sobre o ambiente, será construída uma rede de referências que pode auxiliar outras propriedades, de diferentes culturas.
O secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que o Programa possibilita conhecer a realidade agrícola do estado e pode orientar os produtores e o poder público a tomarem decisões mais acertadas para melhorar a renda e a competitividade da agricultura familiar de Santa Catarina. "A atividade agrícola deve ser organizada, como é uma empresa, e a gestão é uma ferramenta importante nesse processo", afirma.
* Matéria completa na edição impressa 380, de quarta-feira, 20 de julho de 2016.
Deixe um comentário