Formatura
Na noite de quinta-feira (29) foi realizada a solenidade de formatura do curso de piscicultura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Novo Horizonte. 22 agricultores familiares do município participaram das atividades promovidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Carlos, e da Administração Municipal.
O curso teve a duração de 1.6 mil horas. Dentre este período ocorreram aulas práticas e teóricas. De acordo com o professor, Jonas Selivan, os alunos aprenderam de técnicas de confecção dos reservatórios, com técnicas mais eficientes de produção e legislação ambiental, até produção de alimentos caseiros para o pescado.
Indo ao encontro da rentabilidade da produção, o professor destaca os ensinamentos trazidos para sustentar a prática pesqueira no município. De acordo com ele, os alunos foram instruídos a calcular a alimentação destinada à produção, técnicas de produção de alimentação a partir do produzido na propriedade rural e também a acompanhar as tendências do mercado.
Os ensinamentos proferidos são considerados iniciais, não habilitam os estudantes com certificação de tecnólogo. Selivan explica que o curso proferido no município é considerado uma iniciação aos trabalhos pesqueiros, visando aperfeiçoar a prática na região.
Durante a formatura, o prefeito Eli Mariott – Partido dos Trabalhadores (PT) – destacou a importância da diversificação das fontes de renda no meio rural, onde poderá proporcionar mais lucro ao produtor e melhor aproveitamento da área rural trabalhada.
Além de buscar o aperfeiçoamento dos produtores, a Administração Municipal, em especial a Secretaria de Agricultura, trabalha na elaboração de políticas públicas de incentivo à produção pesqueira. Inicialmente é pleiteada, junto ao Governo Federal, a liberação de maquinários ao município para escavação de novos açudes e construção de tanques. “Com o maquinário que temos hoje, atenderemos as necessidades na medida do possível e da melhor maneira possível”, destacou Mariott.
Pela realização do curso, os alunos foram contemplados com uma bolsa de estudos. Os R$640 repassados para cada um dos aprendizes é referente às despesas de transporte, alimentação e material utilizado durante as aulas.
Deixe um comentário