logo RCN
Santa Catarina

Estiagem prolongada

  • Divulgação/Defesa Civil -

Levantamento da Epagri Ciram aponta que o número de cidades em estado crítico diminuiu para 20

Em Santa Catarina, 20 municípios estão situação crítica devido à estiagem (veja lista abaixo), segundo dados do comitê de crise do governo do Estado. O resultado representa uma melhora no cenário em relação a duas semanas, quando o Estado tinha 25 municípios nesta situação.

De acordo com o comitê, a melhora está relacionada com o bom volume de chuvas na segunda quinzena de novembro. Apesar disso, algumas localidades, especialmente no Oeste e no Extreme-Oeste, registraram precipitações 60 mm abaixo do esperado para o mês.

Embora tenha havido redução no número de municípios em situação crítica, a tendência é de que aumente a quantidade de cidades em situação de emergência reconhecidas pela Defesa Civil estadual. Isso acontece pela demora na apresentação de documentos para comprovação da crise hídrica.



Mapa mostra o saldo de chuvas em relação à média histórica.      Foto: Divulgação/Defesa Civil


No período, saíram da situação crítica as cidades de Bom Jesus do Oeste, Brusque, Chapecó, Cordilheira Alta, Cunha Porã, Cunhataí, Formosa do Sul, Santa Helena e São João do Oeste. Já em Dionísio Cerqueira, São Miguel de Boa Vista, Tunápolis e Zórtea, a estiagem piorou e os municípios foram adicionados à lista.

O estado crítico significa que os mananciais utilizados para abastecimento da população estão afetados significativamente, sendo necessárias ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária. 



Foto: Divulgação/Defesa Civil


Apesar da melhora na situação, o governo ressalta que boa parte do Estado vem sendo atingido pela estiagem. Segundo o comitê, em 45 cidades (15% dos 295 municípios) os efeitos são fracos e em 104 (35%) moderados. Já em 56 municípios (19%), a estiagem é considerada severa, enquanto em 72 (24%) ela é extrema e em 11 (4%) é considerada excepcional, com forte prejuízo ao abastecimento humano e à agropecuária.

Ao todo, 288 dos 295 municípios possuem algum déficit hídrico.


Municípios em situação crítica por falta de abastecimento:

- Abdon Batista

- Águas Frias

- Araquari 

- Arroio Trinta

- Bandeirante   

- Coronel Martins

- Dionísio Cerqueira

- Entre Rios

- Iporã do Oeste

- Maravilha

- Monte Carlo

- Nova Erechim 

- Nova Itaberaba 

- São Miguel da Boa Vista

- São Miguel do Oeste

- Seara

- Tunápolis

- Vargeão

- Xaxim

- Zórtea

Entrega de kit escolar Anterior

Entrega de kit escolar

Vendaval causa estragos Próximo

Vendaval causa estragos

Deixe um comentário