logo RCN

Encontro de tradicionalistas

 De sexta-feira a domingo, 9 a 11, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Trançado de Guapos foi ponto de encontro de tradicionalistas do Sul do Brasil. A 17º edição do Rodeio Interestadual de Formosa do Sul reuniu mais de cinco mil pessoas ao longo do calendário festivo.

                Neste ano, a programação contou com a realização de mais de 20 provas campeiras. As disputas de tiro de laço contaram com as tradicionais divisões por idade dos participantes, funções hierárquicas junto ao CTG em que participa e equipes de representação.

                O calendário de provas também contou com disputas de prova da ordenha, prova do cepo e gineteada.

                A prova de maior disputa desta edição foi o tiro de laço em quarteto. Com 62 equipes inscritas, as disputas tomaram a cancha na tarde de sábado e ao longo do domingo. O campeão foi conhecido próximo ao fim das atividades quando já era quase noite de domingo. Os melhores quartetos foram premiados em dinheiro, onde o campeão recebeu R$1 mil.

                Para arrastar o pé, dois conjuntos subiram ao palco do galpão principal. Na sexta-feira, Ari Correia & Grupo Alma de Querência abriram a gaita para animar o fandango. O Grupo Minuano animou a festa nas noites de sábado e domingo.

                Buscando a integração dos participantes da festividade, os organizadores do rodeio promoveram rodas de mateada e também a venda de almoços. Com os produtos na área de camping, os participantes tiveram mais opções e puderam aproveitar melhor a programação.

                O patrão José Comunello destaca que a programação superou as expectativas dos organizadores. O número de participantes foi maior do que o previsto inicialmente, embora a estrutura do parque tenha comportado as demandas.

                Para o Patrão, tamanha participação do público é reflexo do reconhecimento ao trabalho prestado pelos voluntários e associados ao CTG Trançado de Guapos, na organização do evento e também na participação de eventos de outros estâncias.

                Jorge Comunello, prefeito de Formosa do Sul, lembra que a celebração tradicionalista compõe o calendário festivo do 23º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

O prefeito aproveita a oportunidade para convidar aos formosenses que tenham interesse em participar de aulas de dança de salão para que se inscrevam as oficinas ofertadas pelo Departamento Municipal de Cultura. A partir do fechamento de turma, instrutores especializados nestas danças serão contratados para trabalhar as referidas aulas.

Realizado VI Café Colonial de Formosa do Sul Anterior

Realizado VI Café Colonial de Formosa do Sul

Trilheiros desbravam Formosa do Sul Próximo

Trilheiros desbravam Formosa do Sul

Deixe um comentário