Defesa Civil atende municípios das regionais de São Lourenço e Dionísio Cerqueira
-
Ascom SDR SLO -
Nesta terça-feira (17), membros da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina se reuniram com representantes das defesas civis e representantes municipais dos 13 municípios que compõe as regionais de São Lourenço do Oeste e Dionísio Cerqueira. As audiências, realizadas separadamente com cada município, são parte de uma ação da Defesa Civil de Santa Catarina, que tem como objetivo avaliar a necessidade de água para consumo humano em todos que decretaram situação de emergência devido à estiagem.
De acordo com o Major Aldo Baptista Neto, diretor de resposta aos desastres, esta etapa visa realizar um levantamento dos 110 municípios atingidos pela estiagem. Após esta fase é que serão efetivadas as medidas aprovadas pelo Ministério da Integração, no valor de R$6,8 milhões, destinado para tanques de polietileno, água mineral, purificador de água Clorin e caminhões pipas. “Estamos recolhendo as solicitações e verificando a necessidade de cada município”, comentou. Baptista ainda destaca que essas medidas devem ser concretizadas no início de maio.
Para o Gerente de Agricultura da SDR de São Lourenço do Oeste, esta é uma nova maneira de diminuir os efeitos da estiagem em nossa região. “Caso permaneça a estiagem, como está previsto, vamos continuar tendo problemas. Precisamos, portanto, agir com rapidez e auxiliar a população que sofre com a falta de água para seu consumo”.
Os tanques de polietileno de 5 e 10 mil litros, as águas minerais em vasilhames de 5 litros e o purificador de água Clorin serão distribuídos diretamente aos municípios. Já o caminhão pipa trabalhará em forma de escala, a fim de atender a todos de maneira satisfatória. “Não há como disponibilizar um caminhão para cada município, por isso, caberá a cada SDR agendar as visitas e o seu destino diário”, finaliza Scapini.
Deixe um comentário