Da teoria à prática
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Pref. Jardinópolis - Alunos trabalham as letras e executam atividade prática.
Educadora da Castro Alves, de Jardinópolis, desenvolve atividades de campo e obtém positivos resultados. Além de contribuir à alfabetização dos pequenos, propõe um contato com a natureza
Saindo do universo dos livros, alunos da Escola Nucleada Municipal Castro Alves – de Jardinópolis - vão às hortas. Atividade de campo é arquitetada visando a contribuir no processo de alfabetização, além do contato com a natureza. Trabalhos contemplam os alunos do 1º ano matutino e vespertino.
Neste projeto, os estudantes aprendem sobre as letras. Para tal, assimilam o conhecimento do dia-a-dia com a teoria de sala de aula.
A professora Vânia Soletti Citadella introduziu o método com os alunos. Em uma das ações, contou a história ‘O Grande Rabanete’, aproveitando para ensinar sobre a família silábica da letra R.
“Quando eu trabalho uma letra procuro levar para o sentido prático, a questão do som e da grafia, associado à literatura, com uma história para ilustrar o uso da letra na vida, no cotidiano, nas relações por meio das palavras”, explica.
Sentido prático do aprendizado
A atividade seguinte à contação da história ocorreu na horta. A professora conduziu os alunos à horta para fazer a semeadura do rabanete, com o auxílio do responsável José Rezende.
Aproveitando a dinâmica, explicou o sentido prático da ação de cultivar o rabanete até a colheita e o consumo saudável deste alimento.
“Todo o ensinamento carrega um sentido e um significado prático na vida. Outro exemplo, foi o ensinamento da letra m, fomos ao mercado, compramos as maçãs e plantamos as sementes. Agora vamos distribuir as mudas para cada aluno do 1º ano. É isso, trabalhar a letra, o som, a grafia e levar para o lado prático, é uma forma de memorizar melhor”, afirma a professora.
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