Cavalgada da integração será iniciada na próxima semana
São Lourenço do Oeste – Cerca de 60 cavalarianos iniciarão à quinta edição da Cavalgada da integração, realizada pela Associação Amigos do Cavalo de São Lourenço do Oeste. A tropeada sairá de Mariano Moro - Rio Grande do Sul (RS), na manhã de segunda-feira (12) e chegará a São Lourenço do Oeste na manhã de domingo (18). Ao todo, serão percorridos 286 quilômetros.
Ao longo dos sete dias de marcha, os cavalarianos passarão pelos três estados do sul do Brasil. O divulgador da cavalgada, Antônio Ribeiro Filho, afirma que da mesma maneira que as edições anteriores, a tropeada passará por um roteiro novo. Entre os extremos da viagem, os cavalarianos passarão por Aratiba – RS, Itá, Xavantina, Xanxerê, Ipuaçu, São Domingos, Galvão, Jupiá e Vitorino – Paraná (PR).
A marchada em busca do resgate da tradição gaúcha e em memória dos desbravadores da região Oeste catarinense e Sudoeste paranaense contarão com cerca de 150 integrantes. Ribeiro destaca que 60 cavaleiros confirmaram a presença no início da cavalgada. Ao longo do trajeto, alguns deixam e outros se juntam ao grupo. “Foi assim que aconteceu nas outras edições e nessa não será diferente. Nem todos podem participar de todo o trajeto”, destaca.
Para o encerramento da cavalgada, está prevista a participação de 110 cavalarianos. Esse grupo será recebido e aconchegado na comunidade da linha São João, interior de São Lourenço. Para celebrar a chegada, o famoso costelão de chão será assado aos participantes e convidados.
Para animar a turma ao longo do trajeto, a comissão organizadora confirmou a participação do gaiteiro e cantor Xirú Pampeano. Uma característica que ficam da cavalgada da integração é o rastro de alegria e diversão. Ribeiro conta que por onde passa a cavalgada, sempre sobra um tempinho para as apresentações do gaiteiros e tocadores de violão fazer uma breve apresentação.
Deixe um comentário