logo RCN
Jupiá

Casamento comunitário é organizado

  • Vagner Candido - Casamento comunitário será realizado nesta sexta-feira (15).

Primeiro ato comunitário de Jupiá acontecerá na noite de sexta-feira (15), a partir das 19h30, no Ginásio Municipal. Atividade faz parte da programação de 27 anos aniversário do município

Nesta sexta-feira (15), acontecerá um casamento comunitário em Jupiá. A solenidade será realizada no Ginásio Municipal Belmiro Nichetti, a partir das 19h30. Ação social faz parte da programação alusiva ao aniversário de 27 anos do município.

O casamento comunitário é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social. São parceiros nesta promoção o Cartório de Registro Civil e o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

A Secretária de Assistência Social, Carla Orso, conta que o casamento comunitário será para oficializar a união estável em registro civil. Por haver fiéis da igreja católica e também da evangélica, optou-se por não realizar solenidade religiosa. Ainda assim, será celebrada uma solenidade matrimonial.

A fim de festejar os casamentos, uma matebaile será realizado. Léo Soares e Banda irá animar a festividade.

Secretária de Assistência Social conta que a comunidade está convidada a prestigiar o ato. Tanto a solenidade quanto o matebaile são abertos ao público.

Incentivo

Além de organizar a papelada burocrática e a solenidade, a Secretaria de Assistência Social conseguiu disponibilizar vestidos de noiva para as mulheres.

"Muitas mulheres tem o sonho de casa vestida de branco, com véu e grinalda. Sabendo disso, fomos a busca de parcerias e encontramos na Jucele Noivas um apoio. Ela doou vestidos para que usássemos no casamento comunitário", conta Orso.

Seleção

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Carla Orso, a organização deste evento teve início há alguns meses. Quando aberto o chamamento dos interessados, 25 casais se inscreveram. Desta vez, 15 casais terão a oportunidade de oficializar a união estável.

Por ser uma ação social, os interessados devem cumprir uma série de pré-requisitos. Além da situação social, são considerados fatores socioeconômicos e de interesse comunitário. A juntada da documentação é feita pela Secretaria de Assistência Social, análise e outorga é realizada pelo MP.

Nova edição

Como a demanda de interessados foi maior do que a oferta de vagas, nova edição do casamento comunitário tende a ser realizada. É o que aponta a Secretária de Assistência Social.

Orso conta que as tratativas para a segunda edição já foram iniciadas. Não se tem data prevista ainda, no entanto, a intenção é que o ato seja realizado novamente na programação de aniversário do município. "A organização da documentação demanda de um tempo. Também é necessário viabilizar a parceria com o Cartório e o Ministério Público", aponta.

Casais interessados em celebrar a união estável devem se inscrever junto à Secretaria de Assistência Social. Nesse momento, é necessário deixar os nomes e contato para que o processo seja alinhado.

De acordo com Orso, os casais que se inscreveram e não irão casar no primeiro casamento comunitário já estão na fila de espera para a próxima edição.

Motivação

A organização do casamento comunitário surgiu de uma necessidade averiguada pela Secretaria de Assistência Social.

De acordo com Carla, há muitos cidadãos que vivem juntos e não possuem documentação dessa situação. Quando precisa encaminhar processos bancários e previdenciários, ficam desamparados pela falta de documento que registre a situação social.

"No ano passado, houve um caso que nos mobilizou bastante. Em uma família, o homem foi a óbito. Por não ter documento atestando o casamento, a esposa não conseguiu acessar os benefícios do INSS e para conseguir movimentar as contas bancárias foi preciso mover uma ação com advogado, o custo foi bem elevado", conta a Secretária de Assistência Social.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional



Sol, chuva, aumento de nuvens e tempo firme Anterior

Sol, chuva, aumento de nuvens e tempo firme

Queda de temperatura no Noroeste catarinense Próximo

Queda de temperatura no Noroeste catarinense

Deixe um comentário