Capacitação de militares para as regiões de fronteiras
-
Divulgação PM - Militares passam por capacitação sobre policiamento de fronteira, em São Lourenço do Oeste.
Aprendizes do curso de policiamento de fronteira passam por formação em São Lourenço do Oeste. Capacitação aconteceu na madrugada de sexta-feira (25)
São Lourenço do Oeste é sede do estágio tático do curso de Especialização em policiamento de fronteira. Formação aconteceu nesta sexta-feira (25), tendo início pela madrugada.
O curso é fornecido à policiais militares de Santa Catarina, que atuam em regiões de fronteira. Ao todo, foram 40 militares. Eles são lotados em diversos municípios da região.
De acordo com o Major PM Vilmar Rosa, comandante da 3ª Companhia de PM – São Lourenço do Oeste, o estágio foi a oportunidade que os militares tiveram para colocar em prática os ensinamentos vistos em sala de aula.
Ao longo da madrugada, diversas incursões foram realizadas. Trabalho contou com ronda rurais pelo interior dos municípios, abordagem vistorias, identificação de veículos e pessoas suspeitas. Oito pontos de vistorias, no interior do município e na área urbana, foram realizados durante os trabalhos.
“Além de oportunizar um treinamento para os alunos do curso, a comunidade ganha com isso. Recebemos um reforço a mais em nosso policiamento e realizamos ações que são voltadas para coibir às práticas de delitos no interior dos municípios”, declarou o Major.
O Curso
O curso foi formulado para atender as necessidades da Polícia Militar de Santa Catarina. Para tal, alguns aspectos foram levados em consideração e a grade passou a atender os seguintes objetivos:
O curso tem por finalidade capacitar Policiais Militares na execução de atividades relativas ao gerenciamento e planejamento de policiamento de fronteiras.
Habilitar Policiais Militares na execução de atividades relativas à prevenção e repressão às infrações penais em geral cometidos na região fronteiriça.
Qualificar policiais do efetivo das Unidades de Fronteiras, nas funções de operações e patrulhamento em áreas de fronteiras, com maior capacidade reação e treinamento específico.
Fornecer condições aos policiais para realizarem operações específicas de combate aos crimes típicos de fronteira, na medida em que a repressão a tais crimes, em diversos casos, envolve amplo conhecimento da área de atuação e das organizações criminosas.
Capacitar os policiais para as grandes operações sejam elas nacionais ou internacionais, na medida em que as fronteiras de Santa Catarina são corredores de acesso, implicando que diversas comitivas estrangeiras utilizarão das rodovias existentes no Estado.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Deixe um comentário