Alagamentos pautam audiência pública
-
Alagamentos frequentes e trazem problemas aos iratienses. -
Nos últimos tempos, Irati tem sido frequentemente inundada no período de chuvas pelas águas dos rios que cortam a cidade. Além dos transtornos causados pelas enxurradas, muitos moradores sofrem com a insegurança trazida pelas enxurradas. Com o objetivo de amenizar estes problemas, uma audiência pública foi chamada pela Câmara Municipal com o objetivo de encontrar alternativas de amenizar os problemas causados pelos alagamentos.
Relatórios de sinistros apontam que as ocorrências ocorrem em determinados pontos. No interior, as localidades que margeiam o Rio Pesqueiro são as mais atingidas. Por vezes, plantações foram arrasadas e até estruturas foram danificadas.
Na sede, o problema é recorrente nas margens do Rio Três Voltas. Em dias de acúmulo de água as Ruas Eugênio Fante, Telmiro Bodanese, Rodolfo Meurer e Alexandre Devise são invadidas, bem como os estabelecimentos comerciais e residenciais que nelas situam-se.
De acordo com o relator da audiência, vereador Odirlei Carlos Bergamaschi – Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), os moradores contribuíram com informações dos pontos e intensidades atingidas pelas enchentes. “Assim temos dimensões mais exatas do problema causado pelos alagamentos”, enfatiza.
Visando reduzir estragos futuros, alguns encaminhamentos foram definidos. No primeiro momento será preciso realizar um estudo técnico e ambiental do Rio Três Voltas. Com os resultados em mãos será possível apontar quais ações serão mais eficientes.
Bergamaschi destaca que com base em sondagens realizadas na região e com empresas do ramo, levantou-se o valor estimado de R$30 mil para realizar o estudo. Tal empenho será pleiteado junto ao Estado, por meio do Fundo Social e da Defesa Civil.
Em um segundo momento será pensado em que medidas deverão ser adotadas para resolver os problemas. Acredita-se que o estudo indicará a necessidade de limpar o rio, um serviço de dragagem, além de ampliar as dimensões das galerias de escoamento do rio no perímetro urbano.
“Quando estivermos com os resultados dos estudos em mãos vamos à busca de recursos para executar as melhorias necessárias”, destaca o Vereador.
Quanto às inundações ocorridas no interior, análises mais criteriosas deverão ser feitas. Isso porque as inundações são menos frequentes e também há poucos dados sobre as ocorrências.
A audiência também contou com a participação do Executivo Municipal, por meio do prefeito Antônio Grando – Partido Social Democrático (PSD), e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Jackson Castelli – PSD. Ambos se comprometeram em auxiliar na busca de recursos pra execução do estudo ambiental e execução das obras.
Deixe um comentário