Noma metodologia de ensino em sala de aula
-
Vagner Candido - Secretária de Educação aponta que a adoção de nova metodologia de ensino busca entregar um melhor resultado de ensino.
Em Jupiá, o ano letivo 2023 tem início nesta terça-feira. A data irá marcar a implantação do sistema Aprende Brasil de ensino. Assunto foi tema do Cotidiano DR
Nesta terça-feira (7), os alunos da rede municipal de ensino de Jupiá iniciam o ano letivo 2023. O ingresso em sala de aula terá uma novidade, é uma nova metodologia de ensino. A rede municipal apostou na contratação do sistema Aprende Brasil, da editora Positivo.
Giamili Rossoni Turmina, Secretária de Educação e Cultura, conta que a mudança de metodologia era discutida há algum tempo. Até 2022, o município trabalhava com a Expoente. Mas o corpo pedagógico e o Governo Municipal chegaram ao consenso de que a mudança supriria algumas deficiências encontradas no dia-a-dia escolar e provocará melhora no ensino ofertado aos estudantes.
Inicialmente, o sistema irá contemplar aos alunos do ensino fundamental. A mudança envolve alunos do primeiro ao quinto ano. Conforme for a adaptação à metodologia, haverá expansão para o pré-escolar.
Para começo dos trabalhos, os livros a serem trabalhados em sala de aula já foram entregues à Secretaria de Educação.
A fim de instruir os professores, treinamentos serão realizados ao longo do ano. Conforme previsto, haverá quatro atividades de instrução.
Ano letivo
Para 2023, a rede municipal de ensino irá atender a mais de 260 estudantes. O período de inscrições já foi encerrado. Há previsão de reabertura após o início do ano letivo, a fim de contemplar aos novos alunos que chegarem ao município.
Em Jupiá, a rede municipal atende a três níveis de educação. Giamili destaca que há turmas de creche, educação infantil e de ensino fundamental.
Creche
No setor educacional, uma das maiores demandas apresentadas no município é a oferta de creche. Da mesma maneira que em muitos municípios da região, o problema é histórico.
A fim de diminuir essa demanda, o Governo Municipal está viabilizando a construção de um novo prédio. “Está nos finalmentes. Depois tem o processo de entrega e a licitação de mobiliário”, conta a Secretária.
Pelo cronograma de obras, a previsão de conclusão do prédio é para o fim do mês de março ou o mais tardar em abril.
Giamili conta que a expectativa é que a creche entre em funcionamento ainda em 2023. Se os trabalhos correrem conforme o planejado, a oferta de vagas na creche será aberta no segundo semestre.
Centro educacional
Desde que o município foi emancipado, o atendimento aos estudantes é feito em um prédio adaptado. Muitas demandas ainda não são supridas por conta das limitações estruturais da escola. A Secretária de Educação e Cultura reconhece que essa realidade impacta na qualidade do ensino.
A intenção de construir um novo prédio para a educação mobilizou a classe política municipal. Há dois anos, o município destinou um terreno para a construção. Atualmente, os esforços são no intuito de viabilizar a conclusão da construção.
Inicialmente, a obra foi orçada em mais de R$4 milhões. Monta supera a disponibilidade financeira do Fundo de Educação, por isso a obra foi despachada em etapas. Duas etapas já foram licitadas.
Na primeira etapa, foi encaminhada a construção estrutural. Os trabalhos estão em fase de conclusão.
Em dezembro de 2022, foi licitada a segunda etapa das obras. O certame encerrou e a empresa aguarda a ordem de serviços para iniciar os trabalhos. Nessa etapa, serão realizados os acabamentos do prédio.
Futuramente, mais uma contratação será necessária. Nessa fase, serão adquiridos os mobiliários, equipamentos e acessórios de ensino.
De acordo com a Secretária de Educação, a expectativa é que o prédio seja concluído até 2024. “Quem sabe, em 2024 a gente já esteja na nova escola”, apontou.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Deixe um comentário