Jardinópolis investe no setor têxtil
-
Ascom Pref. Jardinópolis - Aulas são gratuitas e até o momento, há cinco turmas.
Em Jardinópolis, curso gratuito de costura é disponibilizado. De segunda a sexta, entre as 18h e 21h, aulas ocorrem na sede do CRAS. Até então, há 25 alunos e 5 turmas
O município de Jardinópolis disponibiliza, gratuitamente, curso e treinamento de costura. Até então, há 25 participantes divididos em cinco turmas. Aulas ocorrem de segunda a sexta, das 18h às 21 na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
À frente dos trabalhos, está a costureira Roseli Speck. Ainda há vagas aos interessados em participar e a inscrição deve ser feita diretamente no CRAS.
De acordo com Roseli as instruções são passadas conforme a evolução do aluno, podendo variar do básico ao avançado. “Entre os tipos de costura, ensinamos a fazer sacolas, porta pratos, fronhas e capas de almofadas”, explica.
O material é fornecido pelo CRAS e as máquinas, pela prefeitura. Alguns itens são de uso pessoal, como a tesoura e a fita métrica, portanto cada aluno deve providenciar o seu. “Com o curso, estamos preparando novos costureiros. Outro ponto favorável, é que ajudamos a elevar a autoestima dos participantes, com a interação, o diálogo e o ambiente de alegria”, retrata a instrutora.
De acordo com a diretora de assistente social, Ilda Albani Alberti, a oficina profissionaliza o participante. “Ao participar, a pessoa adquire conhecimento técnico para desempenhar a função de costureiro. Pode se tornar uma renda extra e também está sendo feito um resgate dessa cultura, porque as pessoas não sabem mais costurar, foi se deixando de lado e hoje é difícil encontrar alguém que saiba e domine a técnica”, explica.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Deixe um comentário