Curso sobre atividade leiteira é iniciado
-
Ascom Pref. NH - Jovens participam de curso entorno de atividade leiteira, em NH.
Curso referente à bovinocultura de leite é aplicada a jovens munícipes da área rural de Novo Horizonte. Formação aborda diversos temas e visa a diminuição do êxodo rural
Afim de aprofundar conhecimentos e diminuir as taxas do êxodo rural, Novo Horizonte aplica formação entorno de bovinocultura de leite a jovens munícipes. Aulas ocorrerão de março a novembro, com encontros mensais, ministradas por profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A formação terá atividades teóricas e práticas, abordando questões como pastagens perenes de verão – espécies recomendadas, melhoramento, sobressemeadura; planejamento da propriedade – sistema de piquetes, água e sombra; manejo; conservação e fertilidade do solo; nutrição animal; criação de bezerras e novilhas; gestão da atividade – acompanhamento técnico e econômico; sanidade e reprodução animal; políticas públicas e sucessão familiar.
Primórdios e projetos
Elaborado para o público jovem da área rural, curso busca formar munícipes, aprofundando conhecimentos e diminuindo índices de êxodo rural. O primeiro encontro, em forma de sensibilização, ocorreu no dia 2 de fevereiro. Na oportunidade, inscritos e familiares participaram da palestra, conduzida pelo extensionista rural e coordenador estadual do programa pecuária da Epagri, Carlos Otávio Mader Fernandes “Cenários e Tendências para a Agricultura Familiar – O Leite Como Atividade Rentável e Sustentável”.
De acordo com o secretário de agricultura do município, Lucimar Viero, a formação será um instrumento importante para a manutenção da atividade leiteira. Ele lembra também, que os temas a serem trabalhados experiências já desenvolvidas e aprovadas em campo pela equipe da Epagri. “A ideia é expandir e envolver mais propriedades”, resume.
Realização
Formação ocorre por meio de parcerias agrícolas do próprio município e municípios vizinhos. A Epagri, junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Horizonte, conta com o apoio das cooperativas Alfa, Caslo, Sicoob Original e Cresol.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;
Deixe um comentário