SC leva 160 atletas para as Olimpíadas Escolares 2011
Florianópolis - Uma delegação de 185 catarinenses embarca nesta quinta-feira (8) para João Pessoa – Paraíba (PB) - para representar Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares 2011, que ocorrem de 9 a 18, na capital paraibana. São 160 atletas, 18 técnicos e sete dirigentes que tentarão manter a tradição de Santa Catarina se posicionar entre os três melhores estados da competição, que envolve jovens entre 12 e 14 anos.
Os competidores catarinenses foram selecionados nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) realizados pela Fesporte, em julho, na cidade de Gaspar. Eles representam 68 escolas, sendo 41 públicas (18 municipais e 23 estaduais) e 27 particulares, de 36 cidades. “Com a inclusão do badminton neste ano, vamos disputar 12 modalidades e contaremos com cinco pessoas a mais na delegação em comparação a 2010”, observou Ademar Silva, chefe da delegação e integrante da gerência de Base e Inclusão da Fesporte.
As Olimpíadas Escolares não apresentam um campeão geral, mas distribui troféus e medalhas e os vencedores de cada modalidade são classificados para a disputa do sul-americano escolar, que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro deste ano. “Em 2010, conquistamos seis troféus e 20 medalhas. Subimos ao pódio em seis das oito modalidades coletivas em disputa. Agora queremos repetir este desempenho. Além disso, temos nossos destaques no atletismo e na natação, e contamos com o atual campeão brasileiro do badminton, o Matheus Voigt, de Blumenau”, comentou Silva.
“A Fesporte acredita muito em eventos envolvendo escolares, porque envolvendo este público é que promovemos a cidadania, a dignidade e a saúde. Além disso, afastamos estas crianças e adolescentes de problemas sociais e criamos uma geração saudável, de bem com a vida e que valoriza o esporte, a cultura e a educação”, ressaltou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.
O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como isotônicos, cereais, frutas, e água mineral para hidratação dos competidores.
Mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares movimentam mais de 2 milhões de alunos por ano em todo o país em suas etapas regionais e estaduais. Para a fase nacional são mais de 3,9 mil participantes, entre eles cerca de 3,3 mil jovens atletas. Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e badminton integram a programação esportiva.
O evento é organizado e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte, tem direção técnica das Confederações Brasileiras límpicas e apoio da prefeitura de João Pessoa e governo do Estado da Paraíba.
Deixe um comentário