logo RCN

SC conquista 25 medalhas nos esportes individuais das Olimpíadas Escolares

João Pessoa – PB - Santa Catarina fechou a fase das competições individuais das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos com 25 medalhas, subindo ao pódio em sete das oito modalidades disputadas - apenas o xadrez ficou fora. O número já supera o total de conquistas das Olimpíadas 2010, quando foram obtidas 20 medalhas. Nesta quarta-feira começam os esportes coletivos, e SC tem chances de, pelo menos, mais seis pódios. As Olimpíadas 2011 ocorrem em João Pessoa (PB) e vão até o próximo domingo (18).

A modalidade que mais deu medalhas para Santa Catarina foi a natação, com sete conquistas, divididas em uma de prata e seis de bronze. "Nas Olimpíadas do ano passado, fomos a sete finais e ganhamos duas medalhas. Agora, fomos a 15 e conquistamos sete", comparou o técnico da natação, Eduardo Morini, de Tubarão. A  prata deste ano foi na prova do revezamento 4x50m medley feminino com Bianca Ewald, Maria Luiza Baron. Fernanda Delgado e Gabriele Guimarães.

O atletismo faturou cinco medalhas, distribuídas em duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. As duas de ouro foram no arremesso de peso, com Amanda Scherer, da escola Prof. Oscar Unbehaun, de Blumenau; e Marcos Paulo Balbinot, da escola Severiano Rolim de Moura, de Chapecó. Marcos ainda ganhou uma prata no lançamento do disco.

A equipe do tênis de mesa voltou para Santa Catarina com a bagabem recheada por quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. As melhores colocações foram garantidas pelas meninas da escola Castello Branco, de Joinville, com Alexia Nakashima, no individual e com Alexia e Heloisi Cabral na disputa em equipe. Ambas foram treinadas pela mãe de Alexia, Alice Nakashima.

O badminton, modalidade estreante nas Olimpídas Escolares, garantiu quatro medalhas para Santa Catarina. Foi uma de ouro para a dupla blumenauense Matheus Voigt e Cristian Ricardo Leite; uma de prata para Matheus, na disputa individual; e duas de bronze, sendo uma para Cristian Leite e outro para a dupla mista formada por Matheus e Maria Eduardo Koepsel, aluna do Colégio Sagrada, de Blumenau.

No cicismo foram três medalhas, e Erick Bruske, do Colégio Metropolitano, de Indaial, foi o destaque. O menino ganhou o bronze na prova do contrarrelógio; a prata na estrada individual; e, junto com Vinicius Woitke, de Fraiburgo, conquistou o ouro na disputa de revezamento.

Por fim, o judô levou uma medalha de prata com a itapemense Carina Amaro, na categoria pesado e a ginástica rítmica ganhou, na apresentação por juipe, a medalha de bronze - a primeira conquista da modalidade nas Olimpíadas Escolares.

Mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte. O governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense as passagens aéreas, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como isotônicos, cereais e frutas, e água mineral para hidratação dos competidores.
Argentina e Brasil caseiros fazem jogo sonolento e empatam sem gols Anterior

Argentina e Brasil caseiros fazem jogo sonolento e empatam sem gols

Etapa microrregional do JESC inicia nesta quarta-feira Próximo

Etapa microrregional do JESC inicia nesta quarta-feira

Deixe um comentário