Santa Catarina estreia em nove modalidades neste domingo
-
Arquivo DR/Fesporte -
São Paulo/São Paulo - O Estado de Santa Catarina, representado por estudantes de 27 municípios nesta edição das Paraolimpíadas Escolares, evento que iniciou nessa sexta-feira (dia 26), com a chegada das delegações e a classificação dos atletas, e vai até o próximo dia 31, estreia, neste domingo, nas nove modalidades em que está inscrito. Até agora, Santa Catarina conquistou um título de campeão geral, em 2007, e três vezes ficou em quarto lugar.
A competição envolve alunos tanto das escolas particulares quanto das redes estadual e municipal. Estão em disputa 10 modalidades: atletismo, goal ball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado (nos dois naipes); futebol de 5 e futebol de 7 (só no masculino) e bocha paraolímpica (equipe mista). Santa Catarina não vai competir no futebol de 5, destinado para alunos-atletas cegos. A divisão dos atletas é feita em três classes: deficiência intelectual (D. I.), deficiência física (D. F.) e deficiência visual (D. V.) nos dois naipes. Neste sábado (dia 27) além de concluídas as classificações, ocorreram os congressos técnicos das modalidades, com exceção do futebol de 7, que terá congresso às 9h deste domingo (dia 28).
As Paraolimpíadas Escolares definem os campeões nacionais em cada modalidade e também o campeão geral. O prêmio será um troféu para o campeão de cada modalidade e os três primeiros por segmento e naipe, em cada esporte, levarão medalhas. Mas o mais importante é que todos os campeões, em suas modalidades, ganharão uma bolsa-atleta, além de manter vivo o sonho de disputar a Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, com a camisa do Brasil. A promoção das Paraolimpíadas Escolares é do CPB, com apoio do governo de São Paulo e da prefeitura da capital paulista.
Deixe um comentário