Para Loffredo, férias antecipadas são desnecessárias e não são éticas
-
Fotografo x - Legenda matéria 01
Com 11 pontos de vantagem para o Atlético-MG, o Corinthians pode se sagrar campeão brasileiro neste fim de semana. Se vencer o Coritiba, em Itaquera, no sábado, o Timão garante o título no domingo caso o Galo não derrote o Figueirense, em Florianópolis. Se a combinação de resultados acontecer, o elenco principal do clube paulista poderia ganhar férias antecipadas da diretoria, não disputando as últimas quatro rodadas da Série A, quando o time enfrenta Vasco, São Paulo, Sport e Avaí.
No entanto, na opinião do comentarista André Loffredo, não seria uma decisão ética. Para o jornalista, o calendário hoje permite que os jogadores tenham um bom período de férias. Porém, reconhece que, com o título conquistado, os reservas podem ganhar mais oportunidades.
[Malcom Atlético-MG Corinthians (Foto: Flávio Tavares / Hoje em Dia / Agência Estado)] Malcom comemora gol diante do Atlético-MG (Foto: Flávio Tavares / Hoje em Dia / Agência Estado)
- Acho que não é ético você enfraquecer o seu time para enfrentar alguns adversários. Antes, não havia condição de ter uma boa pré-temporada. Agora, o calendário está um pouquinho mais ajustado. O campeonato acaba 6 de dezembro, e as equipes terão tempo de voltar no começo de janeiro, após 30 dias de férias, e fazer um treinamento para o início dos estaduais. Quando não havia esse tempo, o clube tinha que se preparar para o ano seguinte. Então, liberava o pessoal para se preparar mais cedo, aproveitando a boa temporada que fez. Agora, acho que não tem motivo, não tem justificativa. Dar férias antecipadas por quê? Eles vão ter 30 dias de férias no fim do ano. Mas acho que alguns reservas terão mais tempo de jogo, por exemplo o Danilo, que jogou pouco no campeonato. Não acho certo que se dê férias, mas entendo que se poupe alguns jogadores.
O comentarista Maurício Noriega concorda e lembra que, mesmo liberando os jogadores, o técnico Tite trabalharia até a última rodada.
- O campeonato tem dia para começar e dia para acabar. Não está escrito no regulamento que pode acabar antes. O compromisso do jogador com o clube é de ir até o final. O Tite vai sair de férias? Não vai, vai continuar treinando os caras até o final. Se ele quiser deixar o cara no banco, não convocar para o jogo, é outra história. O compromisso que o jogador tem é até o último dia do campeonato, por uma questão de esportividade, de ética, de seriedade, de credibilidade da competição.
LEIA MAIS:
> Corinthians trabalha categorias de base na escola Tite-Mano, diz Rizek
> Renato Augusto exalta Love: "É o atacante que mais marca que eu já vi"
Na opinião do comentarista Bob Faria, porém, o Corinthians tem direito de dar folga aos seus jogadores. O jornalista crê que, após conquistar a taça, o elenco principal já cumpriu seu objetivo e pode ter um descanso maior, merecidamente.
- O grupo do Corinthians cumpriu seu objetivo, fez o que tinha que fazer, jogou o campeonato, ganhou, será o campeão. Ponto, cumpriu o objetivo dele. O clube continuará entrando em campo, tem jogadores para isso. Se algum time depende da performance do Corinthians, não é culpa do Corinthians, é culpa do time que não fez o que tinha que fazer. Então, quando forem campeões, preferem férias.
O apresentador do "Seleção SporTV", Marcelo Barreto, afirma que, se o Corinthians poupar jogadores no fim, vai diminuir a qualidade do campeonato, o que pode prejudicar todos os clubes no futuro.
- O campeonato é um produto, você está comprometido com ele. É importante para qualquer clube envolvido no campeonato que o campeonato seja bom da primeira até a última rodada. Essa parte de "eu já cumpri o meu papel, agora eu saio e vocês se virem com o que sobrou", é uma visão que não enxerga o todo.
Deixe um comentário