logo RCN

Cielo vai à final nos 100 m livre sem sentir a altitude

  • Divulgação -

O brasileiro César Cielo se classificou para a final da natação dos 100 m livre do Pan-Americano de Guadalajara, neste domingo, sem sustos. Ele marcou o tempo de 48s89 e liderou a sua bateria e as eliminatórias no geral, sem muito esforço, e afirmou ter ficado surpreso com o resultado

A final será realizada neste domingo, às 22h15 (no horário de Brasília), na qual o brasileiro terá a chance de conquistar o bicampeonato Pan-Americano na prova, depois do triunfo no Rio de Janeiro 2007. O objetivo declarado do nadador é ganhar quatro ouros em piscinas mexicanas e estabelecer um recorde pessoal. Ainda neste domingo, ele também participa do revezamento 4 x 100 m livre.

Cielo se mostrou satisfeito com o tempo que fez em sua estreia em Guadalajara: "Deu para dar uma seguradinha no final e foi melhor do que eu esperava. Estava esperando fazer um tempo de 49s50 mais ou menos", afirmou o nadador, sorridente, em entrevista à TV Record.

"O bom é que deu para superar o adversário mais difícil, que é a altitude. Agora é tentar o recorde dessa prova à noite. Tenho de vir mais preparado, claro, pois tem uma molecada aí que vem forte", disse o paulista de Santa Bárbara d'Oeste.

 

Sem sustos

Na noite da última sexta-feira, Cielo sentiu nauseas e precisou passar pelo hospital. Ricardo Moura, chefe da natação brasileira no Pan-Americano, afirmou que o problema foi relacionado à altitude de pouco mais de 1.500 m em Guadalajara. Segundo o próprio Moura, o nadador não teve nenhuma infecção e a única medicação de Cielo foi descansar durante o dia de sábado.

O chefe da natação brasileira destacou que o descanso, neste caso, é parte do treino. “Os efeitos da altitude para os atletas são muito ruins, então o repouso passa a fazer parte do seu trabalho. Ele está tranquilo, é muito confiante e muito consciente do que tem de fazer”, disse Moura. Outros nadadores brasileiros sentiram dificuldade na chegada à cidade mexicana.

Neste domingo, Cielo não teve problemas para concluir sua prova. O nadador procurou minimizar a visita ao hospital e afirmou que fez "apenas exames de rotina", para avaliar seu rendimento físico na altitude.

Ainda neste domingo, outro brasileiro, Bruno Fratus, caiu na piscina pelas eliminatórias e não conseguiu fazer uma boa bateria. Com o tempo de 50s51, ele foi apenas o terceiro colocado e acabou eliminado da final. Um resultado que certamente decepcionou o atleta, que chegou ao México com aspirações de pódio.

Anterior

11ª Olesc terá participação de 91 municípios

Com vitória de Vettel, Red Bull conquista segundo título na F1 Próximo

Com vitória de Vettel, Red Bull conquista segundo título na F1

Deixe um comentário