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São Lourenço do Oeste

Trânsito na roda de debate

Com uma frota de automóveis equivalente ao número de moradores, São Lourenço do Oeste começa a atentar para a necessidade de dinamizar a mobilidade urbana

A cada ano, o número de carros em circulação aumenta. Apesar de o crescimento ser uma tendência natural, a infraestrutura de trânsito não consegue acompanhar a crescente da frota e a demanda da mobilidade urbana. Em São Lourenço do Oeste, o trânsito é um gargalo que começa a ganhar notoriedade e debates mais acalorados.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota de automóveis regulares em São Lourenço do Oeste cresceu 2,8% nos últimos 12 meses. Em abril de 2020, haviam 20.832 automóveis registrados. Em 2021, eram 21.428.

Além da frota apontada pelo levantamento, a mobilidade é impactada pela crescente regionalização da cidade e por automóveis em situação irregular, ou clandestina.

Se comparado ao número de habitantes, há mais de um automóvel para cada morador com idade superior a 18 anos, idade mínima para poder dirigir.


Estacionamento


Um dos maiores gargalos da mobilidade urbana de São Lourenço do Oeste é o estacionamento. O problema é histórico. A falta de vagas para estacionar é pulverizada, mas afeta as ruas do centro comercial e áreas industriais.

Há duas alternativas apontadas como viáveis para desobstruir o perímetro central. Uma é a adoção do estacionamento rotativo. Outra é a implantação do transporte coletivo.

Acerca do estacionamento rotativo, há entidades posicionando-se favoráveis a iniciativa. Dentre os debates em andamento está junto a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Há alguns anos, deu-se início aos estudos de viabilidade de implantação de transporte coletivo na cidade. O projeto chegou a ser formulado e passar por audiência pública, porém, não saiu do papel. Com o aquecimento do mercado de trabalho e a abertura de loteamentos mais distantes do perímetro central, a possibilidade tende a ganhar mais força.


Carga


Outro ponto polêmico do transito em São Lourenço do Oeste é a carga e descarga de mercadorias no perímetro comercial. Iniciativas foram adotadas, porém, não foi criada uma legislação específica sobre o assunto.

Há cerca de três anos, entrou em vigor o espaço destinado a carga e descarga. Pontos específicos da cidade receberam sinalização e espaço de estacionamento destinado a automóveis de entrega. Inicialmente, a mudança seria por um período de avaliação e tornou-se permanente.

Ainda assim, há um quantitativo grande de automóveis que param sobre a pista de rolamento. Comportamento gera inúmeros inconvenientes e tem ganho notoriedades desde que um carro estacionado irregularmente atrapalhou o deslocamento de viaturas de atendimento de urgência e emergência.


Audiência


Na noite de ontem, terça-feira (11), uma audiência pública foi realizada. O eixo principal de discussão era o trânsito em São Lourenço do Oeste. Trabalhos foram puxados pelo Legislativo Municipal.

Reunião foi presidida pelo vereador Presidente Edilso Paulo Ranzan (MDB) e conduzida pelo Vereador Rennã Higor Fedrigo (MDB). No requerimento em que a audiência era solicitada, Fedrigo foi o primeiro signatário do ofício, junto à presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, o colocaram na condução da audiência.

Além de vereadores, audiência conta com participação de representantes do Governo Municipal, do engenheiro Paulo Roberto Vieira e do urbanista Eloy Silvestre Kockanny.

Funcionamento da audiência pública estava previsto no Ato Legislativo Nº 3, de 28 de abril de 2021. Dentre os assuntos a serem tratados esteve o trânsito de carga pesada, estacionamento rotativo, transporte coletivo e alto índice de acidentes de trânsito.

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